Formulário de Busca

Globo mostra caos na segurança pública do MA

qua, 31/12/08
por Décio Sá |

O Jornal Hoje, da Rede Globo, exibiu agora há pouco imagens da confusão em Tutóia quando servidores enfurecidos destruíram a casa do prefeito Zilmar Araújo Melo (PMDB). O blog noticiou o fato ontem em primeira mão (veja notas rápidas abaixo). A confusão continua na cidade. Hoje pela manhã o alvo foi a casa do secretário de Finanças, João Veloso. A população enfurecida está em frente à residência exigindo o pagamento imediato dos salários atrasados. Tutóia e o Maranhão viraram terra de ninguém. Enquanto isso, a secretária Eurídice Vidigal (Segurança) curte bons vinhos no Chile.

Mas a reportagem do JH não ficou por aí. Relembrou também protestos violentos em Barreirinhas, Benedito Leite e Penalva. Faltou recordar São Mateus, onde eleitores incendiaram o Fórum da cidade, e Zé Doca, que teve o hospital destruído e o carro do delegado incendidado pela população. É a maior prova do desgoverno Jackson lago. Abaixo a íntegra da matéria sobre o caos na segurança do Maranhão.

Revoltados com os atrasos nos salários, funcionários do município de Tutóia (MA) destruíram a casa do prefeito e a empresa do filho dele.Enfurecida, a multidão não poupou nada na casa do prefeito de Tutóia (MA). Enquanto alguns quebravam as janelas com porretes, outros arrebentavam o forro do teto com pedras. Um homem usou uma cadeira para destruir a cozinha.

Televisão e computadores foram jogados no chão. O sofá foi incendiado no meio da rua. Na confusão, dois rapazes decidiram brincar com o quadriciclo do prefeito, e outros três veículos foram destruídos. Sem se preocupar com a câmera, um grupo virou uma caminhonete novinha em folha. Um policial tentou impedir que os manifestantes entrassem na empresa do filho do prefeito, mas não conseguiu. Vários televisores de plasma foram roubados ou destruídos.

A multidão só se acalmou depois que 15 policiais militares chegaram à cidade, durante a noite de terça-feira. Na quarta, outros 20 PMs devem ser mandados para Tutóia, porque os manifestantes ameaçam invadir as casas de secretários e de assessores do prefeito, Zilmar Araújo Melo.

Protestos violentos

Nos últimos meses, vários municípios do Maranhão enfrentaram situações parecidas. Em Benedito Leite, no dia 5 de outubro, a população queimou o cartório eleitoral e várias urnas eletrônicas para protestar contra o cancelamento de mais de 700 títulos. Segundo a Justiça, até mortos votavam na cidade. O juiz eleitoral só conseguiu escapar porque foi resgatado pelo Exército.

Em Penalva (MA), dois dias depois da eleição, uma multidão cercou o fórum. A juíza e a promotora eleitoral fugiram da cidade num helicóptero da Polícia Militar. Em Barreirinhas (MA), na semana passada, o juiz Luiz Carlos Nunes Freire teve de dar posse ao prefeito que ele havia cassado. No dia da diplomação do segundo colocado, o juiz foi ameaçado de morte por dezenas de eleitores. “Diplomei para poder sair de lá, senão ia ser morto”, declarou ele, na ocasião.

O prefeito de Tutóia, Zilmar Araújo Melo, negou que os salários dos servidores estejam atrasados e disse que vai denunciar os manifestantes ao Ministério Público.

8 Comentários para “Globo mostra caos na segurança pública do MA”

  1. 1
    Ricardo:

    ESSE É O GOVERNO DO MARANHAO.
    CAOS PRA TODO LADO.

    ESSA É A LIBERTAÇAO?

    ESSA É A LIBERTAÇAO?

  2. 2
    Paulo cesar:

    Caro Décio a segurança que vc se refere seria para prender o prefeito ou a populaçaõ? O povo ta certo, bando de prefeito ladrão devia acontecer em muitas cidades do maranhão ainda. Achei triste o povo ter quebrado as TVs de plasma comprada com dinheiro deles mesmos…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. 3
    Duardo:

    pelo que vi, a cidade de Tutoia tem 43000 habitantes e 3500 funcionarios publicos !!!!
    um absurdo, todo mundo trabalha na prefeitura????
    logico que a ciade nao tem dinheiro para sustentar este pessoal
    logico que todas as contratacoes sao politicas

  4. 4
    Cruz:

    Anarquia pura, pura anarquia, e não é culpa de governo, pela expressão dos “revoltados”, estão mais para moleques.

  5. 5
    roberto ojuara:

    Anarquia não deve ser incentivada, nem que seja contra um prefeito do partido da Senadora Roseana Sarney.
    Só acho impressionante que a Mirante sempre está de sobreaviso quando acontecem essas manifestações.
    Quer dizer que atitudes de irresponsáveis incentivados por um jornalismo que aplaude o medo significa
    insegurança pública?

  6. 6
    Sandra Melo:

    Essa reportagem é uma evidência que o povo Maranhão mudou. E mudou para valer! Ninguém vai aceitar mais nada passivamente. Tem que fazer isso em todos os municípios do Estado onde estes gestores ladrões tem irem pra cadeia. Parabéns ao povo de Tutóia. Sandra Mello

  7. 7
    marcos fernandes:

    CONHEÇO O SR ZILMAR MELO, O QUE ESTÃO FAZENDO É TUDO ORQUESTRADO POR ADVERSÁRIOS POLÍTICOS, ISSO É O RETRATO DO MARANHÃO. O ESTADO VIVE UM VERDADEIRO ABANDONO, TUTOIA TE CERCA 45000 ABITANTES E TEM 4 POLICIAIS. DAR PRA ENTENDER, NÃO DAR. TRABALHEI LÁ E CONHEÇO A REALIDADE ISSO NÃO PASSA DE UMA GRANDE PALHAÇADA ESSAS PESSOAS PRECISAM SER IDENTIFICA DAS PRESAS E CONDENADAS. ESPERO QUE AS COISAS ESFRIEM E PAZ VOLTE A REINAR. FORÇA SEU ZILMAR.

  8. 8
    Luiz:

    Não sou de incentivar a violencia mas, esses prefeitos que gostam de ficar devendo em final de mandato merecem é isso mesmo. Já chega do povo (não só do Maranhão como de todo o Brasil) sofrer calado, vendo essa humilhação. Acho que isso não tem nada haver com governo do estado ou grupo Sarney e sim com a falta de caráter do próprio gestor. Ele ainda diz que o salário dos servidores não estão atrasados, então essa manifestação foi de graça?

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade