Formulário de Busca

Deu no JN: decretada calamidade pública no MA

qua, 29/04/09
por Décio Sá |
categoria Maranhão

O governo do Maranhão decretou nesta quarta estado de calamidade pública por causa das enchentes. As placas de sinalização estão por toda parte. Na BR-316, operários trabalham 24 horas para tentar consertar os estragos da chuva (clique ao lado e veja a reportagem do Jornal Nacional).

No fim de semana, a enchente arrastou 30 metros da pista entre os municípios de Peritoró e Alto Alegre do Maranhão. “Não tem como trafegar. O Maranhão está parado”, afirmou um homem. Para seguir viagem, os passageiros se arriscam em canoas. Empresas de ônibus do Piauí cancelaram viagens para o Maranhão.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes acredita que só no domingo vai conseguir liberar a rodovia. A BR-316 é a principal ligação dos estados do Norte e do Nordeste do Brasil. Por causa do rompimento das estradas, algumas cidades no interior do Maranhão já sofrem com o desabastecimento. Os caminhoneiros estão parados desde domingo. Edson perdeu a carga de iogurte, que deveria ter sido entregue na terça. “Prejuízo de R$ 120 mil”.

Na BR-222, em Miranda do Norte, tráfego só na metade da pista. Na BR-402, que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ninguém passa. Vinte e sete cidades enfrentam as conseqüências da chuva, que já dura 11 dias. Aviões da FAB trazem alimentos para os desabrigados.

Nesta quarta, a governadora do estado, Roseana Sarney, do PMDB, visitou Trizidela do Vale, onde famílias dividem abrigo com animais e decretou estado de calamidade pública em todo o Maranhão.

26 Comentários para “Deu no JN: decretada calamidade pública no MA”

Páginas: [2] 1 »

  1. 26
    Carlos Alberto:

    Decio Sá,

    Até a natureza se revoltou contra o GOLPE DA FAMILIA SARNEY, pois é desgraça para tudo quanto é lado não foi so a revolta dos Homens, será que eles ainda não atentaram para isso essa familia é o fim para o MARANHÃO, (até a NATUREZA se revoltou contra vcs)

    Att: Carlos Alberto

  2. 25
    jlgama:

    OS verdadeiros balaios!!!
    O povo maranhense que está sofrendo com essas chuvas e resiste com garra e determinação.
    Esses é que são os verdadeiros balaios.
    Balaios do maranhão vamos nos unir contra a descriminação dessa gente la de baixo do sul que não nos ajuda.
    Vamos mostrar quem são os verdadeiros balaios deste Estado.
    Vamos a luta!!!
    Vamos reconstruir nossas casas e nossas vidas.

  3. 24
    pedro felipe:

    Caro DECIO,
    Nao vi sua anilese, objeto de meu comentario sobre a famosa estrada, FORQUILHA/MAIOBAO.. se tiveres um tempo. passe por aki. e veja NOSSA SITUAÇAO… talvez. com seu prestigio, possamos sair desse MARASMO… sao buracos em aprox 50 metros., e nao se gasta menos de 40 MINUTOS DE CARRO……. DAI QUANDO A POPULÇAO SE REVOLTA, POE FOGO E PNEUS….. LA se vem as criticas……faça algo por NOS… FIQUE COM DEUS..
    FELIPE

  4. 23
    Luis Carlos Soares de Almeida:

    É lamentavel a situação dos meus conterrâneos em nosso Estado, no que se refere a enchentes, contudo lendo a Revista Veja da Semana, fiquei estarrecido com a Notícia Internacional, sobre a situação da Afríca do Sul, que possui 12% da população contaminada com o vírus da AIDS. E ai onde está o EUA, que não intervem de alguma forma para tenta diminizar esse drama. E os órgãos internacionais o que fazem. Talvez seja melhor só esperar a providência divina. Abraço.

  5. 22
    Ruan Felipe Castro:

    A turma da mirante agora tá por cima, quero vê Geraldo Castro, Roberto Fernandes, Mario Carvalho etc criticar o atual governo, porque é tudo natural, antes eles eram oposição, agora são da situação, ou seja, agora eles são donos da situação, gostaria que alguém explicasse o que é que o Sr. Ricardo Murad entende de SAÚDE, não seria ideal nomear um médico para a secretaria de saúde, mas como diz a revista veja o homem é cunhada da Sra. Governadora, e além de cunhado ele foi um dos oposicionistas que mais lutou para desmontar o goverdo do enganado Dr. Jackson Lago, podemos considerar que a Secretaria de Saúde seja a sua recompensa. (ou será o seu pagamento, a sua parte no golpe)

    Que Deus no ajude e ilumine a atual governadora, porque não tem mais jeito mesmo.

  6. 21
    UBIRATAN BARBOSA:

    DEVERIAM SER RESPONSABILIZADOS AS EMPRESAS QUE ATRAVES DE SEUS “COMPETENTES” ENGENHEIROS, COLOCARAM “TUBULAÇÕESINHAS” SOB A CONSTRUÇÃO DE ATERROS, SEM AVALIAR SEQUER A PROVAVEL VAZÃO DE RIOS E IGARAÉS. É MUITO COMUM SE OBSERVAR ISTO NO MARANHÃO, UMA PRATICA QUE ACARRETA DESABASTECIMENTOS E DIFICULTA O IR E VIR DAS PESSOAS. CADEIA É POUCO PRA ELES. UM GOVERNO SERIO PROCEDERIA DESTA FORMA, PARA FAZER ESCOLA.

  7. 20
    ALESSANDRO MARTINS:

    RAPAZ NÃO TEVE JEITO MESMO. A MIRANTE ESCONDEU, EVITOU MOSTRAR!! MAS COMO AS OUTRAS TELEVISÕES MOSTRARAM ELA RESOLVEU MOSTRAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO INTERIOR:
    ASSALTOS ÀS AGENCIAS DOS CORREIOS, A BANCOS, MORTES, EXECUÇÕES , ETC..
    MAS DONA ROSE DISSE QUE NO GOVERNO DELA NÃO IA TER BANDIDO..
    SERÁ QUE ELA JÁ ESQUECEU DO BANDO BEL???

  8. 19
    fernando mendes:

    GOSTARIA DE PARABENIZAR A GOV. ROSEANA SARNEY POR SUA VISITA AS CIDADES QUE ESTAO SOFRENDO COM AS ENCHENTES DO RIO MEARIN, MAISTAMBEM ALERTA-LA PARA NAO SE ENGANAR COM O TODO PODEROSO FREFEITO DE BACABAL LISBOA. LEMBRE-SE GOV.QUE ELE É UM DOS QUE SE DENOMINAVAM LIBERTARIOS DO MARANHAO.

  9. 18
    ALINE XAVIER:

    PAULO DO COMENTÁRIO -8 – OU TU É MUITO INGENUO OU É BABACA AO EXTREMO, ESTA PIADA NAO COLA MAIS, ALIÁS NUNCA COLOU, A PROVA É TANTA QUE A NOSSA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY , VOLTOU PARA O BEM DA POPULAÇÃO MARANHENSE, E ESTÁ BOTANDO PRA QUEBRAR COMO SEMPRE FEZ, COM SUA GRANDE COMPETENCIA E SABEDORIA PARA GOVERNAR. EM POUCOS DIAS DE GOVERNO, JA ESTAMOS VENDO A MUDANÇA RADICAL E PARA MELHOR, CLARO, QUE ELA JUNTO COM OS SECRETARIOS DO ORGÃOS ESTÃO PROMOVENDO. E FICA ATENTO, QUE A POLICIA FEDERAL VAI CONSEGUIR PEGAR TODOS, MAS TODOS OS LARÁPIOS MESMO, DO DESGOVERNO DESTRABELHADO DO JACKSON LAGO E SEUS COMPARSAS, E VAI FAZER TODOS, DEVOLVEREM TUDO, MOEDA POR MOEDA AOS COFRES PUBLICOS. E SE TU ESTÁS TAMBÉM NESSE MEIO, TE CUIDA, PORQUE A LAPADA VAI SER GRANDE E NEGUINHO NÃO VAI CONSEGUIR ESCAPAR DE JEITO NENHUM, PORQUE O CERCO ESTÁ FECHADO PARA OS LADRÕES DO DINHEIRO PUBLICO, ENTÃO É MELHOR TU COMEÇAR A SE ESCONDER E FICAR QUIETINHO PARA VER SE CONSEGUE PASSAR DESPERCEBIDO, QUE ACHO MUITO DIFICIL VIU? PORQUE A CAÇADA VAI SER GRANDE E A POPULAÇÃO JÁ DISSE QUE FAZ QUESTÃO DE AJUDAR A PEGAR TODOS OS LARAPIOS, E ENVIA-LOS DIRETAMENTE PARA O CADEIÃO QUE A EURIDICE VIDIGAL FEZ JÁ PENSANDO EM HOSPEDAR TODOS OS AMIGOS DO DESGOVERNO, PO LONGOS E LONGOS ANOS.

  10. 17
    Antonio Carlos:

    Eita que o secretariado talentoso tá labendo os beiços com a dinheirama que vem do Lula!!!

  11. 16
    PEDRO FELIPE:

    CARO REPORTER, SEMPRE VOTEI NA ROSEANA, E ESTVA TORCENDO PRA QUE ELA VOLTASSE AO GOVERNO..GRAÇAS A DEUS… SO QUERIA UMA AJUDINHA SUA…QUE, PUBLICASSE MEU E=MAIL E FIZESSE UM PEQUENO COMENTARIO. PELO AMOR DE DEUS.. PRA ALGUEM CONSERTAR., TAPAR, ARRUMAR., A ESTRADA FORQUILHA/MAIOBAO. PRINCIPALMENTE., NO RETORNO PRA ESTRADA MAIOBA. . PRA QUE VC TENHA UMA IDEIA. UM TRECHO DE 100 METROS. OS MOTORISTAS, GASTAM 40 MINUTOS…. NAO TEM CORAÇAO QUE AGUENTE NEM PACIENCIA…. POOR FAVOR.. PEÇA PRA ALGUEM DA SINFRA , COLOCAR, AO MENOS PEDRAS NOS BURACOS……, NOS AJUDEM…… FIQUE COM DEUS,,
    ABRAÇOS
    FELIPE

  12. 15
    Marcelo:

    ENQUANTO ESSES BABACAS AI FICAM DEGLADIANDO-SE, QUERENDO MOSTRAR QUAL O MELHOR GRUPO POLITICO PARA ADMINISTRAÇÃO DO MARANHÃO, DEVERIAM DIRIGIR-SE A UMA AGÊNCIA DOS CORREIOS E LEVAR ROUPAS, ALIMENTOS, MATERIAL DE LIMPEZA E ETC, A FIM DE SEREM DISTRIBUÍDOS AOS DESABRIGADOS. QUANTO AO COMENTARIO DESSA LIGIA NO MINIMO ELA DEVER SER PARENTE DE PERNAMBUCANO, OS MARANHENSES AGRADECEM SIM, MAS ISSO NÃO DEVE SER LEVADO EM CONTA NO MOMENTOS, OS MARANHENSES TAMBÉM AJUDARAM NA ÉPOCA DA ENCHENTE EM STA CATARINA, E AÍ? UMA MÃO LAVA A OUTRA. PROBLEMAS TODO MUNDO TEM OU ESTA SUJEITO.

  13. 14
    Pedro:

    Décio, quer ver calamidade? Vá a Caxias!!! Lá falta agua nos bairros, o lixo toma conta das ruas, há urubus, ratos, pernilongos, e imundice por todos os lados. Faltam medicamentos, medicos, e os hospitais municipais estão fechados e fechando. A roubalheira impera na Prefeitura onde as licitações são dirigidas. Ninguem fiscaliza. A CGU nunca apareceu por lá. Isso é que é calamidade amigo…

  14. 13
    yolanda:

    As pessoas querem é falar besteira!
    Será que os manés não estão vendo o empenho e a preocupação da Governadora e de toda a sua equipe em resolver ou mesmo amenizar esta situação,Quero aproveitar a oportunidade e parabenizá-la pela atuação.
    Continue assim nós te queremos é ATUANTE!ATUANTE!ATUANTE!ATUANTE!

    Lago deixou tudo ALAGADO!
    Presta atenção!

  15. 12
    SANCLER:

    ESTE BANDO DE BALAIOS FICAM ENTRANDO NOS BLOGS PARA CRITICAR A NOSSA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY SEM TER NADA COMO BASE. ESTÃO PERDIDOS, DESORIENTADOS E TAMBÉM, TREMENDO DE MEDO DAS FISCALIZAÇÕES QUE VAI PEGAR UM POR UM, DOS QUE PARTICIPARAM DO ARROMBAMENTO AOS COFRES PUBLICOS. ATENÇÃO BALAIOS E COLARINHOS BRANCOS DA TURMA DA TRAIÇÃO, A INVESTIGAÇÃO JA COMEÇOU E VAI BOTAR QUENTE ENCIMA DOS CULPADOS, O FAMOSO CADEIÃO QUE A EX-SECRETARIA DE SEGURANÇA CONSTRUIU VAI FICAR PEQUENO PARA TANTO LARAPIO!!!!!!!!!

  16. 11
    Eleitor Violentado:

    engraçado que nao mostraram no que a governadora passeava pelo “Rio”…mas pelo vidro que ela segura na reportagem é uma lancha da hora, enquanto isso, nem canoa o povo tem para sair de casa. ;) PALHAÇADA. quando tava o Jackson eram 3.000 desabrigados, agora q ela assumiu são mais de 30.000,00 em menos de 3 semanas, sabem o que ela quer com isso? DINHEIRO do governo federal para “ajudar” a população sem casa (a filha dela, os primos, amigos etc etc etc)

  17. 10
    LIGIA:

    MÁRIO SERRA E JONAS, VOCES DOIS ESTÃO QUERENDO APARECER PRA QUEM MESMO HEIM? DEIXEM DE SER BALAIOS DERROTADOS E FIQUEM SABENDO QUE ANTES MESMO DO EX-GOVERNADOR CASSADO JACKSON LAGO SER EXPULSO DO GOVERNO , O JORNAL DA MIRANTE E O JORNAL NACIONAL JÁ ESTAVAM MOSTRANDO CENAS DOS ESTRAGOS QUE AS CHUVAS ESTAVAM CAUSANDO AQUI NO NOSSO ESTADO, QUE COMEÇARAM AQUI EM SÃO LUIS QUANDO BARREIRAS CAIRAM E RIOS QUE CORTAM A CIDADE TRANSBORDARAM. E NOS INTERIORES PARA SEUS CONHECIMENTOS, O EX-CASSADO JACKSON LAGO AINDA ESTAVA NO GOVERNO QUE ELE ROUBOU, QUANDO JÁ HAVIA DESABRIGADOS DEVIDO AS FORTES CHUVAS, E O MESMO NÃO SE DIGNOU A VISITAR NENHUMA CIDADE, POIS ESTAVA MUIIIIIIIIIITO OCUPADO EM QUERER SE MANTER NO GOVERNO A TODO CUSTO, ARMANDO AQUELE CIRCO DE RUA EM FRENTE AO PALACIO DOS LEÕES,PARA OS BALAIOS FURADOS FAZEREM PALHADAS EM NOME DELE. E SE FEZ MAIS UMA VEZ DE DEMENTE COM O POVO DO MARANHÃO. AGORA BALAIOS DERROTADOS, VÃO QUERER DISCORDAR DO QUE ESTOU FALANDO? ACHO DIFICIL VOCES TEREM ESTA CORAGEM, POIS PROVAS SE TEM ATÉ DEMAIS. OUTRA COISA: SE ESTE DESGOVERNO LADRÃO, NÃO TIVESSE ROUBADO TODO O ERÁRIO PUBLICO, OS NOSSOS CONTERRANEOS NÃO ESTAVAM PRECISANDO DE AJUDA DE OUTROS ESTADOS COMO PERNAMBUCO QUE MANDOU 115 TONELADAS DE ALIMENTOS EM SOLIDARIEDADE AO MARANHÃO. PELO MENOS, TENHAM CONSCIENCIA E AGRADEÇAM AOS PERNAMBUCANOS POR ESTE ATO DE CARIDADE.

  18. 9
    Paulo:

    Eu estava justamente no momento em que a governadora visitava a BR 316 onde a ponte caium Decio fiquei constrangido pela sonora vaia que a nossa governador pegou, sinceramente acho que ela não merecia

  19. 8
    Ane:

    Pode crer Jonas, não tinha um guerreiro no governo, e sim um arruaceiro, badernador e desequilibrado.
    Graças a Deus ele arrumou a mala e foi embora, mesmo com esses problemas o Maranhão respira Paz e Tranquilidade.
    O Povo agradece ao TSE…

  20. 7
    Lino:

    Décio, calamidade está em Caxias. LIXO, SUJEIRA, BURACOS, DENGUE, FALTA DE MEDICAMENTOS, ROUBALHEIRA, FALTA DE RESPEITO AO POVO, HOSPITAIS FECHADOS, ETC.ETC.ETC. CADE A CGU QUE NUNCA PISOU LÁ/?

Páginas: [2] 1 »

 

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade