Formulário de Busca

Gilmar Mendes: PF “praticou com tranquilidade” vazamento de informações durante o governo Lula

qui, 30/07/09
por Décio Sá |

gilmarmendes-300709.jpgO presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes (foto), criticou nesta quinta-feira o vazamento de informações sigilosas de inquéritos da Polícia Federal. Segundo ele, a prática de vazamento vem sendo feita com tranquilidade no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente a emissoras de televisão.

“A Polícia Federal, durante todo o governo Lula, praticou com grande tranquilidade o vazamento. E eu acho até que é uma das marcas da gestão Paulo Lacerda [ex-diretor-geral da instituição] na Polícia Federal era o vazamento. Só que o vazamento era dado às emissoras de televisão”, afirmou o ministro, em São Paulo, após visita ao TJ (Tribunal de Justiça) paulista.

Mendes também tentou amenizar a declaração do ministro Tarso Genro (Justiça) sobre o vazamento de conversas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB).

Em entrevista à Folha, o ministro disse que o vazamento “pode ser feito por advogados para desviar o foco ou para comprovar a inocência de seu cliente”. Segundo Mendes, Tarso tenha dito ou quis dizer que, antes da decisão do STF que liberou inquérito sigilosos a advogados, é “difícil garantir onde houve a quebra de sigilo”.

“É verdade que no modelo anterior –em que o inquérito era puramente sigiloso– havia vazamentos. Aí não se pode dizer que era culpa dos advogados pois os advogados não tinham acesso”, afirmou.

O presidente do STF disse que é contra o vazamento de informações sigilosas e defendeu um novo modelo de lei de interceptação telefônica. “Acho que realmente nós não podemos banalizar o grampo”, disse.

A PF ainda não se manifestou sobre a declaração do presidente do Supremo. A reportagem também procurou a assessoria de Tarso Genro mas ainda não obteve retorno.

(Folha Online).

4 Comentários para “Gilmar Mendes: PF “praticou com tranquilidade” vazamento de informações durante o governo Lula”

  1. 1
    PIRATA:

    GILMAR MENDES “sempre ele” .Agora ele é o cara,antes te chamava de mestre-cuca.

  2. 2
    fernando:

    DÉCIO, COMO FICA A SITUAÇÃO DE ‘PERICUMÃ’ NESTE MOMENTO QUANDO LULA DIZ QUE NÃO ELEGEU SARNEY SENADOR E COMETE GAFE AO DIZER QUE SARNEY É SENADOR PELO MARANHÃO. NA PRÁTICA LULA ESTÁ ‘LAVANDO AS MÃOS’ E DEIXANDO O VELHO SARNEY SE VIRAR SOZINHO ?

  3. 3
    soldadinho de chumbo:

    DÉCIO, ESTOU TE ESCREVENDO PARA FALAR DE OUTRO ASSUNTO.
    TU SABE AQUELE MAJOR ADELMAN, O MAJOR BALAIO, DA TURMA DO JACKSON LAGO.
    AQUELE QUE QUANDO JACKSON CAIU. ELE QUERIA AQUARTELAR A TROPA A FIM DE COLOCAR A PMMA CONTRA A GOVERNADORA.ROSEANA SARNEY.
    AGORA É ELE QUE ESTÁ SENDO QUASE CASSADO.
    OS OFICIAIS ESTÃO INSATISFEITOS COM ELE PORQUE FRAUDOU UMA ELEIÇÃO E DIZ QUE É PRESIDENTE DO CLUBE DOS OFICIAIS, SEM SER ELEITO PARA OS ANOS DE 2008/2009 PELOS OFICIAIS ASSOCIADOS, OU SEJA, ELE É ESTÁ SENDO UM IMPOSTOR. ELE DIZ QUE ALTEROU O ESTATUTO SOCIAL, DIZ QUE ALTEROU A DENOMINAÇÃO DE CLUBE DE OFICIAIS PARA ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS E AUMENTOU O SEU MANDATO DE 2 PARA 4 ANOS, MAS ISSO NUNCA OCORREU. O CAPITÃO WILLIANS TEM UMA CERTIDÃO DO CARTÓRIO CANTUÁRIA QUE PROVA QUE O MAJOR BALAIO ENGANOU E CONTINUA ENGANANDO OS OFICIAIS.
    O MAJOR ESTÁ SENDO ACUSADO DE RECEBER AS RECEITAS DO CLUBE DE OFICIAIS E DE NÃO PAGAR AS DESPESAS DA ENTIDADE.
    OS OFICIAIS NÃO ACEITAM QUE TODO MÊS É DESCONTADO A “CONTRIBUIÇÃO SOCIAL” DO CLUBE DOS OFICIAIS NA FOLHA DE PAGAMENTO, ISTO É, NÃO HÁ INADIMPLÊNCIA, E O MAJOR ADELMAN NÃO PAGA SEQUER A CAEMA, A CEMAR E O IPTU.
    TODO MÊS A CAEMA CORTA A ÁGUA E A CEMAR A ENERGIA DO CLUBE DOS OFICIAIS E O MAJOR ADELMAN MANDA UM TAL DE “DE MENOR” FAZER A RELIGAÇÃO.
    O CAPITÃO WILLIANS DOURADO ESTÁ PASSANDO UMA RELAÇÃO PARA CONVOCAR UMA ASSEMBLÉIA GERAL PARA DESTITUIR O MAJOR ADELMAN DA PRESIDÊNCIA DO CLUBE DOS OFICIAIS E NÚMERO DE OFICIAIS QUE JÁ ASSINARAM É MUITO GRANDE, INCLUSIVE ATÉ O COMANDANTE GERAL ASSINOU.
    OS OFICIAIS NÃO ACEITAM QUE O MAJOR ADELMAN NUNCA PRESTOU CONTA DE SUA ADMINISTRAÇÃO NA ASSEMBLÉIA ANUAL. A VERDADE É QUE ELE NUNCA REALIZOU ESTA ASSEMBLÉIA DE PRESTAÇÃO DE CONTA.
    A SITUAÇÃO DO CLUBE DOS OFICIAS ESTÁ HORRÍVEL. O CAPITÃO ROBERTO FEZ UM LEVANTAMENTO DA DÍVIDA E O CLUBE DE OFICIAIS DEVE MAIS DE R$ 300 MIL REAIS.
    MAIS DE 60% DOS OFICIAIS QUE ERAM SÓCIOS JÁ SE DESLIGARAM PORQUE NÃO ACEITAM A IMPROBIDADE DO MAJOR ADELMAN.
    MAS DISASSOCIAR NÃO É ESTE O CAMINHO, O QUE DEVE SER FEITO É TIRAR O MAJOR ADELMAN DA PRESIDÊNCIA, DIZEM O QUE PERMANECEM.
    NO CLUBE DOS OFICIAIS (SEDE DO ARAÇAGY) OS EMPREGADOS DO CLUBE SE RECLAMAM QUE NÃO RECEBEM SEUS SALÁRIOS HÁ QUATRO MESES.
    OS OFICIAIS TÊM QUE AGIR PARA QUE SEU CLUBE COM MAIS DE 45 ANOS DE EXISTÊNCIA NÃO VENHA A PERCER COMO ACONTECEU COM O CLUBE JAGUAREMA.
    O MAJOR ADELMAN TEM QUE SER CASSADO, É ISSO O QUE ESPERAM OS OFICIAIS SOCIOS DO CLUBE DOS OFICIAIS QUE ASSINAM A LISTA.
    UM ABRAÇO DÉCIO.

  4. 4
    Marcos Teles Carvalho:

    “O problema é que Renan (a mídia) não ameaça Virgílio (Sarney) porque este violou a ética, mas porque o PSDB (PMDB) está entrando com a sua própria representação (aliança) contra José Sarney (José Serra), de quem Renan (a mídia) é cão de guarda. Em outras palavras, é o típico aviso mafioso: você não entra no meu território que eu deixo seus trambiques em paz”.

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade