Formulário de Busca

Professor que estuprou crianças em Viana é preso

ter, 15/09/09
por Décio Sá |

De Jesus

Professor João Batista saiu preso da CPI/Fotos: De Jesus

O professor de matemática João Batista Alves Silva, 60 anos, foi preso hoje (terça-feira, 15) a pedido do presidente e  vice-presidente da CPI da Pedofilia do Congresso Nacional, senadores Magno Malta (PR-ES) e José Nery (PSL-PA). João Batista é acusado de estuprar meninas de 14 anos e 12 anos. A prisão aconteceu às 18h30, depois que Malta leu o mandado de prisão preventiva, decretada pelo juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Filho, da Comarca de Viana. Em seguida, João Batista foi conduzido ao Plantão Central da Beira-Mar.

A mãe das meninas, Maria Antonia Mendes, confessou ter vivido em Viana durante oito anos com o professor. Neste período, as duas tinham apenas cinco e três anos de idade. Maria Mendes, que chorou durante o depoimento, contou que só soube do estupro das filhas em 18 de julho, por meio de uma pessoa que seguiu o professor até o motel Savana na cidade. As vítimas eram levadas na moto do acusado.

A mesma versão foi confirmada pelas meninas que, a pedido da presidência da CPI, depuserem encapuzadas. Ambas garantem terem sido estupradas depois que o professor as presenteou com dinheiro, celular e até absorventes. Segundo as garotas, o assédio de João Batista sempre acontecia depois de convites, com a aceitação da mãe, para ir à pizzaria. “Queremos apenas que seja feita justiça e ele seja preso para pagar pelo que fez conosco”, afirmaram.

Ciúme e armação

Em seu depoimento o professor alegou que estava sendo vítima de uma grande armação, supostamente motivada por ciúmes do atual marido de Maria Mendes e pelo prefeito de Viana, Rilva Luís (PV). Ele confirmou o que disseram as meninas: depois de se separar da mãe delas, passou a presenteá-las com lanches, sandálias, roupas, dinheiro, absorventes e passeios de moto.

João Batista disse ainda que participaram da suposta armação para incriminá-lo o conselheiro tutelar Dean Frankcergeley Araújo Costa, e o namorado da menina mais velha, Anderson Nunes Alves. “Nunca fiz isso. Estou sendo vítima de armação, denunciada inclusive pelos avós. Luto pelo povo pobre de Viana em meu programa de rádio. Entrego a Deus o que estou vivendo”, disse ele.

Sigilo telefônico

A situação do acusado se complicou ainda mais quando ele, interrogado por Magno Malta, entrou em várias contradições. O senador estava de posse do sigilo telefônico do professor, quebrado a pedido da CPI. No depoimento, a mãe confessou ter ligado ao ex-amante para saber onde estava a filha, que tinha saído com ele para comprar pizza. João Batista contou que a vítima estava no parque, brincando em uma roda gigante.

Mas, em um trecho do sigilo telefônico, a própria torre de telefonia celular localizou que o telefonema foi recebido pelo professor de dentro do motel Savana, onde ele costumava levar as meninas para estuprá-las. O sigilo telefônico revelou também todas as ligações dadas e recebidas pelo acusado desde o mês de junho, quando depois de conviver oito anos com as enteadas, resolveu iludi-las com presentes. Os casos de abuso sexual começaram após a separação do casal, quando ele já possuía uma moto.

Conjunção carnal

O conselheiro tutelar Dean Frankcergeley Araújo disse que antes de denunciar João Batista à Polícia, Ministério Público e ao juiz de Viana, mandou realizar exames de conjunção carnal nas menores e constatou que ambas haviam sido estupradas. O conselheiro lamentou que o promotor e o juiz de Viana, Raimundo Benedito e Mário Márcio, tenham ficado omissos ao caso. “Tudo ficou provado. Infelizmente, o juiz disse que o processo corria sob segredo de justiça e tivemos que encaminhá-lo à DPCA, em São Luís”, afirmou.

(Com informações da Agência Assembleia).

14 Comentários para “Professor que estuprou crianças em Viana é preso”

  1. 1
    Antonio Lima:

    Décio,

    Com todo respeito, mais isto cheira muito mal e até parece coisa arranjada… Já temos essa tecnologia de identificar chamada de celular, localizando inclusive do local de onde gerou a ligação? Tudo isto é muito esquisito e precisa ser tratado com mais responsabilidade, pois estão fazendo política com uma coisa tão séria e, em algum caso passando dos limites.
    Estão confundindo investigação com palanque político e tem muita gente querendo aparecer a qualquer custo, e digo mais: à custa de inocentes, o que é pior.

  2. 2
    Antonio Lima:

    Décio,

    O quê dizer das algemas neste Senhor de 60 anos, que tipo de risco pode oferecer uma pessoa nestas condições… Isto é abuso de poder, de autoridade e tudo mais o que a lei define e o bom senso orienta.
    Este pessoal precisa entender que se trata apenas de acusações e que as pessoas acusadas precisam ser tratadas com o respeito e com dignidade o que não está acontecendo, esta CPI não é um tribunal, e mesmo num tribunal as pessoas têm direito de defesa o que não está ocorrendo…

  3. 3
    Roberto Silva:

    Décio, isso é uma armaçao contra esse senhor, isso é jogo sujo, pois o conheço.
    ajudee ele por favor.

  4. 4
    Marcelo Coêlho:

    Meu Amigo Décio

    Este evento aí está mais para casa as bruxas do que uma CPI os caras inventam até que rastrearam a localização do celular me compre um bode rapa essa tecnologia ainda não chegou um grande engodo e outra os acusados são presos só pela vontade dos que presidem a CPI e não por confirmação dos fatos.

    A justiça não é isso e pra que diabos a algema no professor já que tem uns 60 anos brincadeira isso é uma tremenda armação e deve ter a participação do prefeito porque esse conselheiro ai não ia dar testemunho se não fosse a mando do prefeito

    Precisamos de justiça e não de inquisição!

  5. 5
    Matt Murdock:

    Já foi constatado até agora na CPI da pedofilia o envolvimento de : um politico,um padre,um pastor.um professor e uma mãe!!! acho que falta um comentarista e o Antonio Lima precisa também ser investigado,pois o cara está ficando muito revoltado com todas estas prisões e eu gostaria de sugerir ao mesmo, que já que ele está com pena do professor,que ele leve ele para a sua casa e tome conta dele, só não deixe ele perto de suas filhas ou sobrinhas.
    Os caras estão vendo as atrocidades e ficam defendendo estes criminosos ,até que infelizmente casos como estes chegam ás suas familias ai eles mudam de idéia.
    Quanto á punição a estas pessoas que cometem estes crimes hediondos,gostei de uma sugestão que surgiu nos Estados Unidos que ainda será aprovada que é a CASTRAÇÃO QUIMICA.

  6. 6
    J.BARROS(´CODÓ-MA.):

    PAREE QUE ESTOU SUPERADO PELA TECNOLOGIA. EU DESCONHECIA ESSA TECNOLOGIA DE PONTA TÃO PRECISA QUE LOCALIZA UMA CHAMADA DE CELULAR DE DENTRO DE UM QUARTO DE MOTEL. JUSTAMENTE EM VIANA? ISTO NÃO INOCENTA ESTE SENHOR MAS ME PARECE QUE ESTÃO QUERENDO PEGAR ELE PARA BODE EXPIATÓRIO!

  7. 7
    DEMOLIDOR:

    DECIO..

    GOSTARIA DE SABER O POR QUE DA DEPUTADA ELIZIANE GAMA,NAO TER INCLUIDO O DEPUTADO CAMILO FIGUEIREDO,NA PAUTA DESTA COMISSÃO PROCESSANTE E CONDENATORIA CHAMADA CPI. UM SENADOR QUE SE ACHA ACIMA DA LEI!!!!ÚNS BABACAS PARA PROTAGONIZAR, DEVERIAM TER VERGONHA DE HUMILHAREM SO POBRE E FUDIDOS,
    PORQUER ,NAO FIZERAM ISTO COM OS GRAUDOS ????? ISTO NAO QUER DIZER QUE EU DEFENDA ESSES MANIACOS, POR MINHA VONTADE ELES SERIAM CASTRADOS,MAIS CONFESSO A VCS QUE EU ESTOU COM NOJO DESSES FALSOS MORALISTAS.

  8. 8
    lins:

    ei antonio lima, te sai disso rapaz, tu só entra errado!!! cuidado com teus comentarios, pois pedofilia é coisa seria e dá cadeia mesmo!!!

  9. 9
    Antonio Lima:

    Décio,
    Permita-me fazer um pequeno comentário sobre o que falou o Sra(o) Matt Murdock sobre as minhas colocações sobre a “CPI da Pedofilia”, grato.

    Matt Murdock de onde você tirou essa idéia de que Eu: “… revoltado com … estas prisões…”?
    Convido a você a fazer uma reflexão sobre a forma como estes casos vêm sendo tratados pelas “autoridades”. O respeito às leis deve ser observado em todos os momentos e por todos… E no meu entender estão cometendo excesso e desrespeitando as leis como foi o caso do uso das algemas, a retirado daquele advogado do local da inquisição e o tom sensacionalista onde primeiro se faz o julgamento público para depois se investigar e apurar a veracidade dos fatos.
    Quanto a mi investigar pode ficar à vontade, você e todos que se prestam a este tipo de expediente de fazer acusações sem uma fundamentação, sem provas, somente para tingi a honra das pessoas; quanto aos acusados, eu defendo que eles tenham um processo e um julgamento justo, e sejam tratados com respeito dentro daquilo que as leis determinam, quanto a trazer o “professor” para dentro da minha casa , Eu sugiro que você pondere um pouco e reflita sobre as sua atitudes, pois vejo que és muito rigoroso(a) em cobrar dos outros e diz o ditado que:” todo bom cobrador é mau pagador”

  10. 10
    Roberto Costa:

    Olá Décio,

    Conheço o Professor Batista Cunha, se caso ele seja realmente o culpado que seja punido, agora, dizer que essas meninas foram forçadas isso é uma tremenda mentira, todos conhecem estas garotas aqui na cidade. E além do mais, elas estavam com a boca amarrada? pq não gritaram? E pq não foi colhida informações do próprio motel, pra saber se procede essa história de que o professor as forçou? Assim como a mesma ex-amante e mãe das garotas afirma, é que a menor a de 12 anos, foi várias vezes ao motel? Como assim? Não tinham sido forçadas? Sinceramente, ai tem dedo político, pois Batista vive falando a verdade das falcatruas da administração municipal de Viana, e que o conselheiro é do lado do prefeito, assim como o atual marido da ex-amante, e esse boato já rola na cidade a tempos, e sempre eles diziam que iam pegar o Batista de qualquer forma. Agora se forem julgar e condenar as pessoas por pedofilia, quase 25% da população vianense irá presa.

    E mais, o que mais existe em todo o lugar são jovens se oferecendo aos homens, e assim mesmo os adolescentes se oferecendo as mulheres, o mundo se transformou em uma imensa SODOMA E GOMORRA, e todos merecem ser punidos.
    Que atire a primeira pedra para quem nunca teve um pensamento ou algo do tipo de desejo em uma jovenzinha ou um rapazinho. Atirem!!!!

    Inclusive os próprios envolvidos nas denuncias quanto a classe capitalista deste estado.

    Atentai bem para isto. Justiça sim! Perseguição Injusta? Jamais! A justiça de Deus tarda mais nao falha! Até a próxima.

    Abraços!

  11. 11
    luciana freitas:

    Não acredio que esses comentários em defesa do suposto estuprador foram feitos por pessoas que não sejam próximas dele. Gente! nos jornais, nos bairros, em várias entidades civis, podemos constatar a violêcia também sexual que nossas crianças estão submetidas. Não importa a idade se tiver fatos que levem a constatação tem que ser apurado. e menos com a idade. 60 anos não é um idoso mesmo, é um homem , muitos andam por aí nessa idade trocando sua esposas de 60 ou 50 por duas ou três de 30, como eles mesmos dizem.

  12. 12
    Matt Murdock:

    Sr.Antonio Lima,o senhor escreveu 3 comentários e em nenhum dos 3 vc não se refere em nenhum momento sobre a dor, humilhação e o trauma psicológico das VITIMAS que sofreram estes abusos e nos 3 comentários vc somente reclama e se compadece das “injustiças” que a CPI está impondo aos CRIMINOSOS. Algum destes criminosos é parente seu ou o senhor tem é uma admiração doente por quem comete estes crimes ?.
    O senhor ainda reclama porque fizeram a “maldade” em colocar algemas em um cretino que estuprou uma menina de 12 e outra de 14 anos. Após tanta demonstração de carinho e preocupação com os maniacos que cometem estas atrocidades,eu infelizmente só posso sugerir ao senhor que faça um ato de caridade e adote um para o senhor cuidar.

  13. 13
    DEMOLIDOR:

    DÉCIO.
    VAMOS DEIXAR DE FALSO MORALISMO,POR QUÊ ESSA DEPUTADA QUE SE DIZ EVANGELICA, NÃO LEVOU O TODO PODEROSO SINHOSINHO MALTA PARA VER SEXO EXPLICITO NO RETORNO DA FORQUILHA ???? ALI TEM CRIANÇA,E ADOLESCENTE. COMO DEVEMOS CLASSIFICAR AQUILO? É MUITO FACIL CONDENAR ALGUEM , AINDA MAIS QUANDO SE QUER APARECER POLITICAMENTE. VEJA COMO AS COISAS ACONTECE AQUI EM NOSSA CIDADE ;; DOIS DIAS ANTES DA CPI CHEGAR FORAM PARA AS RUAS UM BANDO DE BABACAS PARA IMPRESSIONAR O SINHOSINHO MALTA, POR QUÊ TIVERAM MUITO TEMPO E NÃO FIZERAM NADA ISTO QUER DIZER O QUÊ ? QUE SÃO TODOS OPORTINISTAS, VAGABUNDOS QUE FICAM FELIZES COM A DESGRAÇA DOS OUTROS,PRINCIPALMENTE POBRE E FUDIDO VÊ SE O DEPUTADO CAMILO FIGUEIREDO ESTEVE EM ALGUMA SEÇÃO, NESTES DOIS DIAS., ESTA CPI NÃO PASSOU DE UM CIRCO.

  14. 14
    Dean Araujo Costa ex-conselheiro tutelar de Viana:

    ao marcelo coelho e as pessoas que este caso interesar, em momento algum dei testemunho pois eu estava relatando o trabalho do conselho tutelar que tem sua participação apagada neste pais. Quanto ao professor não tinha nenhum interese de prejudica-lo pois eramos muito amigos, tanto que eu ajudei um enteado dele a sair da prisão por ter tentado ceifar a vida de outro adolescente (ele apenas reagiu a outra agressão desferindo uma facada em outro adolescente, mas infringiu a lei) o professor procurou o ct que deu todo apoio, inclusive fui varias vezes a São Vicente de Ferrer visita-los com a mãe. O mesmo me elogiava na radio todos os dias, sobre a cpi apenas defendir o ct que foi acusado de proteger o professor. O ct fez sua parte recebendo a denucia e encaminhando para as autoridades competentes, mas meu caro marcelo os crimes cometidos contra crianças e adolescentes ficam sempre sem puniçao, se uma filha sua te falasse que tinha sido violentada por uma pessoa o que você faria? tenha mais cuidado com suas palavras.

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade