Formulário de Busca

Prefeito de Tutóia será ouvido na CPI da Pedofilia

ter, 20/04/10
por Décio Sá |
categoria Polícia

A Comissão Parlamentar de Inquérito de Combate à Pedofilia e Abuso Infantil deve ouvir na tarde da próxima quinta-feira (22) o prefeito da cidade de Tutóia, Raimundo Nonato Abraão Baquil, o Diringa (PSDB), é acusado de envolvimento com duas adolescentes entre 13 e 14 anos de idade em troca de presentes.

Diringa 2008A denúncia chegou à CPI durante a audiência pública realizada em Tutóia na última sexta-feira (16), por meio da Promotoria de Justiça da cidade.

De acordo com a Promotora de Justiça, Samara Pinheiro, a denúncia contra o prefeito (foto) foi feita no fim do ano passado através do Disque 100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Segundo ela, dias antes da CPI ir até o município uma nova denúncia chegou à promotoria.

“Estamos apurando esta denúncia desde o ano passado. Encaminhamos este caso para a CPI por que acreditamos que desta forma serão tomadas as devidas providências em relação às acusações, já que o prefeito tem foro privilegiado”, afirmou a promotora.

Representantes do poder público e da sociedade civil, além de autoridades do município estiveram presentes na audiência pública. Além da denúncia contra o prefeito da cidade, a CPI recebeu denúncia referente à existência de uma rede de prostituição no município.

(Agência Assembleia).

16 Comentários para “Prefeito de Tutóia será ouvido na CPI da Pedofilia”

  1. 1
    Armando Kapileh:

    Em post anterior, um \"desavisado\" pela propaganda oficial aqui escreveu: \"…… Além disso, é inegável, inclusive pela oposição, que o Governo Lula teve avanços incontáveis.\" /// Pergunto: QUAIS? QUAIS? Sei, sim, que os frios números do próprio governo federal apontam para um governo catastrófico… ficado apenas na propaganda oficial.(Pasmem: o Brasil do Lulla gasta mais recursos com propaganda que com investimentos em Segurança Pública!) Exemplos? Todo PTralha e todo desinformado acredita na propaaganda oficial e está convicto que Lulla \"pagou a dívida externa\". Bem, basta uma olhada nos indicadores do Banco Central (pode ser também no ipeadata.gov.br) e no Orçamento da União/2010 para se constatar que na era Lulla a dívida EXTERNA (aquela que os jornalistas amestrados ou incompetentes dizem que foi paga) teve um incremento de cerca de 60 bilhõees de dólares americanos na \"era Lulla\". A Dívida Externa não foi paga coisa nenhuma e foi majorada em cerca de 60 bihões de dólares americanos /// Outro? Esse é cavalar. A Dívida interna SALTA, EXPLODE, catapultada da cifra astronômica de R$ 360 bilhões no final de 2002 para a ESTRATOSFÉRICA CIFRA de R$1,26 TRILHÃO no último trimestre de 2009!!! E tome lorota!!! /// O grande feito de Lulla? Ter-se travestido de neocoronel \"chapa branca\" no seio dos miseráveis deste País! Explico: Em tempos outros o Coronel reinava nos rincões e grotões do Brasil distribuindo a ração diária de pão… prendendo o miserável pelo estômago (assim dizia o Lulla antes de 2003). Só que o Coronel de priscas eras assim procedia com recursos próprios… Lulla se travestiu de Coronel estatal, pois pratica as artes do decadente Coronelismo… só que com o dinheiro público. E só!!

  2. 2
    lucas magalhaes:

    pulserinha de metal pra ele….

  3. 3
    Denise Raquel:

    vamos cpi! mande esses canalhas pra pedrinhas…

  4. 4
    Portela_PHB:

    é inegável, como a imprensa nos dias atuais está a cada dia mais sensacionalista, buscando de forma inescrupulosa, atacar e difamar uma pessoa que está no poder.

    em nossa constituição nos tras o principio da inocencia plena, onde nele diz que niguem sera culpado até sentença penal condenatoria, no caso em tela nem investigação houve….

    espero que a Comissão Parlamentar de Inquerito, não faça besteira, e trabalhe com dignidade e não seja influenciada por jogo politico, tentando derrubar um governo.

  5. 5
    joao:

    Caro decio,o caso do prefeito de tutoia ja foi apurado na propria cidade pela promotora, e tudo iSso não passa de jogo político para tentar derrubar o prefeito,so q isso nunca vai acontecer pq Deus é justo.Tão com inveja pq o prefeito tem 70 pocento de aprovaçao junto com NOSSA GOVERNADORA Q TEM 80.aQUI EM TUTOIA sÓ DA ELES,,,

  6. 6
    PEDRO SILVA:

    É TUDO MENTIRA,É O MELHOR PREFEITO DA REGIÃO E COM APOIO DA NOSSA GOVERNADORA DEIXA A OPOSIÇÃO DOIDA..

  7. 7
    B. Neto:

    TEM QUE COLOCAR ESSE PREFEITO PEDOFILO ATRAS DAS GRADES, PQ ESTAMOS CHEIOS DE ADMINISTRADORES DESSE PORTE, E TODOS AQUI EM TUTÓIA SABEMOS A FAMA DE PEDOFILO DO DIRINGA BAQUIL, A PRISÃO AINDA É POUCO PARA ELE, E DESCORDO DO COMENTARIOS ACIMA PORQUE PARA SER UM BOM ADMINISTRADOR NAO PRECISA SER PEDOFILO, E ISSO O DIRINGA ALEM DE MEXER COM MENINAS DE MENORES DO NOSSO MUNICIPIO É UM PESSIMO PREFEITO. INVES DE FAZER ISSO COM ADOLESCENTE ELE PODIA CRIAR UM POUCO DE VERGONHA E PAGAR OS FUNCIONARIOS QUE ESTÃO COM SEUS SALARIOS ATRASADOS… SE É QUE ELE TEM VERGONHA!!!!! PRISÃO PRA ELE COM CERTEZA… TUTÓIA ESTA ANCIOSA POR ESTE MOMENTO.

  8. 8
    FLORINDO:

    Foi bem citado pelo Portela que nossa Carta Magna dispõe a respeito de que ninguém será culpado até que se prove o contrário, ou seja, até uma sentença penal condenatoria.
    Vale ressaltar que atribuir falso crime a alguem ocasiona calunia, configurando crime em nosso ordenamento jurídico. Conheço a índole e o carater de Raimundo Nonato Abraão Baquil, e por isso, sei que Diringa não faria com o filho do proximo o que não quer que fazam com os seus.
    Sei que o prefeito é inocente e sei que as pessoas de carater de nosso municipio são favoráveis ao meu pensamento!

  9. 9
    Maria:

    O prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato Abraão Baquil, divulgou nota, ontem, através de seus advogados, para “respeitosamente, perante os meios de comunicação social, a sociedade em geral e, especialmente, a população de Tutóia, esclarecer o seguinte”:

    “O prefeito tomou conhecimento, através dos meios de comunicação social e de oficio entregue anteontem, 19 de abril, na prefeitura de Tutóia, de que está convocado pela CPI da Pedofilia para comparecer no Plenarinho da Assembleia Legislativa para “prestar informações de denúncias recebidas nesta Comissão sobre fatos relacionados ao objeto desta CPI”.

    Segundo informações divulgadas na imprensa pela assessoria de comunicação da presidência da CPI, trata-se de uma investigação iniciada ano passado pela Promotoria de Tutóia e que o prefeito seria acusado do envolvimento com duas adolescentes e que e o caso foi encaminhado à CPI “porque o prefeito tem foro privilegiado”.

    O prefeito não está preocupado com prerrogativas; está preocupado, sim, mas por ter sido exposto publicamente e convocado para esclarecer fatos os quais não tem o menor conhecimento e, muito menos, envolvimento com assuntos relacionados ao objeto da CPI.

    Como cidadão, antes de qualquer exposição, ao prefeito deveria ter sido dado acesso mínimo ao teor da acusação estampada na mídia, se é que ela existe. Tanto a Promotoria quanto a CPI da Pedofilia deveriam, antes de propagar fatos inverídicos, assegurar ao cidadão Raimundo Nonato Abraão Baquil o constitucional e legítimo direito de saber do que está sendo acusado, em vez de alardear precipitadamente inverídico caso e o convocar sem sequer dizer da sua motivação.

    Estranha o prefeito que a Promotoria de Tutóia jamais o tenha notificado para qualquer esclarecimento relativo a pedofilia, especialmente porque, supostamente, já estaria investigando-o desde o ano passado, mas nunca tratou do assunto com o mesmo, com quem se comunica cotidianamente – e somente agora, com os holofotes da CPI, é que resolveram expor publicamente algo que é desconhecido de todos em Tutóia. Um verdadeiro absurdo!

    Ninguém pode ser chamado a depor desta maneira, e temos certeza de que não existe nada contra o prefeito, mas a lesão à sua pessoa, à sua honra e imagem já está feito. E se a investigação foi encaminhada para a CPI não é por uma questão de prerrogativa de foro, mas por falta de elementos mínimos para uma acusação formal, pois se houvesse algum elemento teria sido realmente encaminhado ao foro competente: o Tribunal de Justiça, através da Procuradoria Geral de Justiça.

    Sabendo efetivamente de toda e qualquer acusação que pesa contra sua pessoa, o prefeito jamais se negará a colaborar com a Justiça e as autoridades constituídas, mas não ficará silente diante dos abusos nem será conivente com aqueles que vilipendiam as leis.

    É preciso fazer as devidas investigações, mas é devido ter cuidado e respeito pelas pessoas; afinal, ainda vivemos num Estado Democrático e de Direito, onde a promotoria, as CPIs, a imprensa, os prefeitos e todas as pessoas devem respeitar as leis e a dignidade e a honra dos outros, em qualquer situação”.

    Atenciosamente;

    Carlos Sérgio de Carvalho Barros e Fabrício Mendes Lobato

    Advogados de Raimundo Nonato Abraão Baquil – Prefeito de Tutóia.

  10. 10
    João Paulo:

    Senhor B. Neto, vc deve está confundindo o município, pois sou de Tutóia e funcionário público e posso te garantir que nunca houve atraso de salário aqui na administração do atual prefeito. Vc deve está pensando que ainda é o Zilmar, pois este sim atrasou e saiu devendo mta gente, inclusive a mim, que tbm trabalhei p ele.

  11. 11
    B. Neto:

    caros leitores deste Blog,em resposta ao comentario acima do sr. joão paulo, venho fazer a colocação de que: a cidade é tutóia sim amigo,e aqui ta sendo terra de ninguem, e pra voce se situar digo o seguinte: trablho aqui, e como voce sou funcionário publico municipal, só que nao como voce que ganha para defender um prefeito que esta sendo acusado de abuso sexual contra menores, isso é fato. E lhe respondendo sobre salaraio atrasado; só se for o seu que não está porque o da população esta atrasado sim. agora se voce for reclmarar a secretaria de educação senhora Deise Baquil manda transferir de local de trabalho com aconteceu como um grupo de professores que foram reenvidicar os seus direitos na camara de vereadores de tutóia, ou vão dizer que isto tambem é mentira? que não aconteceu este fato??.
    ora senhores leitores o caso do qual o prefeito Diringa está sendo acusado é um assunto que toda a população sade disso, ou voce num sabe? será que a população nao sabe que o prefeito pedofilo alicia menores em troca de presentes como celulares e emprego para seus familares? Mas acho que o amigo não sabe ou finge que num sabe, quanta ironia…. o comentario seguinte acima é de um cidadão que é sobrinho do prefeito pedofilo (Florindo Baquil) aí fica a pergunta se voce ganhase do seu tio uma Hilux de presente no valor de 180 mil Reais, voce não defenderia um prefeito que esta sendo acusado de crime de pedofilia?.
    então amigos leitores, e sr.Joao Paulo eu conheço tutóia muito mais do que voce imagina. e aproveitando o meu conhecimento sobre a Cidade digo e provo esse meu comentario e acrescentando que, ontem a noite o filho do senhor prefeito pedofilo (Tony Baquil)armou a maior baderna na rua de sua casa batendo na sua propria mãe (secretaria deise Baquil)e sacando uma arma de calibre 12 e disparando contra o seu cunhado Wiliam Baquil (sub-secretario de educação) e na sua ex- mulher Luciana Baquil)então senhores esta é ou não é uma terra que está se tornando um faroeste da Familia Baquil? e voce senhor joão Paulo, senhor Florindo, senhor adovogado do Prefeito (comentario acima) Fabricio lobato..será que voces vão defender toda essa pudridão e vim a este Blog de tanta confiança da populaçao e de carater democratico, o que voces vão diser ein? que isto tudo é mentira?que estes fatos não aconteceram?..
    Respeitem a população de tutóia, porque ela não merece ter um administrador com DIRINGA BAQUIL.
    ACREDITAMOS PIAMENTE NA JUSTIÇA…. QUEM DEVE TEM QUE PAGAR…. E O DIRINGA SABE QUE DEVE!!!!.

  12. 12
    FLORINDO:

    O fato de ser sobrinho do prefeito não tira meu direito de cidadão e eleitor de Tutóia, de mostrar meu ponto de vista a respeito da materia. Conheço o carater do prefeito e sei que Diringa é inocente, não acredito no que foi relatado no comentario acima e vale ressalvar que o Diringa tem que dar satisfação quanto a sua posição de gestor do municipio de Tutóia, agora a sua vida pessoal que é totalmente licita, diz respeito somente a ele. E quanto a Hilux não ganhei não, pois se tivesse ganho falaria, porque não tenho medo de falar a verdade e nem de mostrar meu nome ja que estou expressando minha opinião

  13. 13
    JOÃO PAULO:

    B.neto vc é um puxa saco ou é o proprio revoltado,derrotado,Vai procurar ser alguem,vai entaõ na promotoria reinvindicar teu salario atrasado se é verdade,seu mentiroso,vc não é funcionário publico,te desafio ,vai lá mentiroso recalcado,ou então engole aderrota do teu candidato e deixa o prefeito trabalhar…paz e amor:”deixa a vida me levar…”

  14. 14
    Bernardo Spindula:

    “é Livre a manifestação de pensamento, sendo Vedado o Anonimato”, vejo que é triste como o mundo de hoje está atrelado a questões política, questões estas que pessoas inescrupulosa, tendem a difamar, caluniar, para tentar subir ao poder, vejo que esse “post” mudara de finalidade, onde iniciasse com caráter publicitário, encerrando-se em uma disputa política.
    Até onde sei, a gestão do atual Prefeito, deste município tão bem comentado, nesse blog, as pessoas não tem oque reclamar, tendo em vista que a maior parte da população apóia e está satisfeita com esse pleito.
    Mas vejo que pessoas da oposição estão tentando derrubar de maneira mesquinha e sorrateira o atual gestor, com manobras desleais e caluniosas, tentando mudar a opinião do povo.
    Quero mandar um recado para essa pessoa que se auto-denomina, epitetamente, de “B.NETO” que essa manobra traiçoeira e sorrateira, que vc. “B.NETO” , está tentando fazer isso passa de covardia, acusar é fácil, mas por que Vossa Senhoria não se apresenta. Por que vc está se escondendo por trás de um epíteto, e aproveitando-se da situação para destilar, palavras e se esconder como um bote sorrateiro de uma serpente.
    Como iniciei, no Diploma Máximo, contem essa bela frase: “é Livre a manifestação de pensamento, sendo Vedado o Anonimato”. Por isso não tenho vergonha de me apresentar.

    Bernardo Spindula
    Acadêmico de Direito.

    Obs. E antes de mais nada, vc deve imaginar… Eu NÃO TENHO NENHUM VINCULO COM A FAMILIA BAQUIL, MUITO MENOS COM A PREFEITURA DE TUTOIA, SOU MAIS UM CIDADÃO QUE ESPERA POR JUSTIÇA E ESTÁ CANÇADO DESSAS INVESTIDAS DESLEAIS DE TENTATIVA DE TOMADA DE PREFEITURA.

  15. 15
    João Paulo:

    Pois então senhor B, Neto, reze muito, mas muito mesmo, pois se vc está querendo o ladrão do Zilmar, ou o enrolão do Chico, vc tem que fazer mil promessas, pra ver se eles chegam um dia à prefeitura. Vc com ctz é um puxa saco de um dos dois, e ainda pega o boi de tá trabalhando nessa administração. A oposição é tão doente que fica inventando coisas. Em relação ao seu salário atrasado, é só o seu com ctz, mas deve ser pq vc quer ganhar ficando em casa de perna pra cima e isso não existe nessa administração.

  16. 16
    O Tutoia:

    Ae vai uma pergunta pessoal: Quem acha que Tutoia vai crescer um dia com Zilmar, os Baquil, Mimico, Bebeto, Louro, Nilson, Junior do Crizan, e os outros Vereadores que nada fazem, levanta a mão ! que Droga, ngm percebe que ta na hora de Tutoia ter gente nova na gestão, nossa cidade nunca vai crescer que esses politicos que há 10,20,30 e até 40 anos estão enriquecendo as nossas custas, vai uma pergunta, hoje em dia, em quem vc eleitor de Tutoia confiar para votar? Quem, Quem, quem? Tem gente nova na área na proxima eleição, e não é o Chico, que ao meu julgamento, não será um bom prefeito, pois acredito q tem os mesmos interesses desses outros, ate porque se tivesse, botaria a cara pra bater! Cadê o Chico p fzer oposição? Como disse meu povo, abram os olhos que gente nova chega p disputar a proxima eleição e a intenção é mudar a mente do povo de Tutoia que também é culpado pq so vota com nada menos que 50 reais no bolso, culpa do senhores gestores que acostumaram os eleitores assim, coisa feia..e o que vc tmb ta cobrando eleitor, vc tmb é culpado, hj em dia vc não sai da sua casa com menos de 50 reais no bolso, não é verdade, so cobre quando vc tem o direito de ser cobrado! Que fique claro isso!

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade