Formulário de Busca

Huyndai quer comprar terras no Maranhão

dom, 09/05/10
por Décio Sá |

Executivos da empresa sul-coreana Hyundai negociam com governos estaduais a compra de terra no Brasil com o objetivo de plantar e exportar soja para a Coreia do Sul. Representantes da empresa visitaram o Piauí na semana passada e, em junho, terão reuniões com os governos do Maranhão, do Tocantins e da Bahia.

Produtor de Taiwan inspeciona plantação de arroz

Produtor de Taiwan inspeciona plantação de arroz

Os coreanos querem comprar 10 mil hectares no Brasil, mas ainda não têm prazo para fechar o negócio. Segundo o diretor da Hyundai Corporation no Brasil, Gi-Seob Kim, o projeto é “muito recente”. Essa não é a única investida de orientais no agronegócio brasileiro.

Desde o início do ano, ao menos mais nove grupos, entre coreanos, chineses e indonésios, visitaram o país em busca de terra para plantio e exportação. O investimento é tido como estratégico para garantir o suprimento de alimentos a esses países, que têm grande população e pouca área agricultável.

A Coreia do Sul, por exemplo, tem apenas 0,6% da terra agricultável que existe no Brasil. A área, pouco menor que o Sergipe, tem de abastecer população de 48,5 milhões de pessoas. Segundo Gi-Seob Kim, várias empresas do país têm comprado terras no exterior para exportar alimentos já há alguns anos.

A própria Hyundai é um exemplo: em 2009, a empresa comprou 10 mil hectares na Rússia para plantar soja e milho. Em abril deste ano, ocorreu a primeira colheita: foram 4.500 toneladas de soja e 2.000 toneladas de milho -tudo exportado para a Coreia do Sul.

Segundo Gi-Seob, a ideia é reproduzir esse mesmo projeto no Brasil. Aqui, a empresa quer plantar exclusivamente soja, um dos principais insumos da indústria de alimentos, e colher 50 mil toneladas do produto por ano, sendo que parte dele deve ser processada localmente antes de ser exportado. O volume corresponde a 4% do total de soja que a Coreia importa. Leia mais aqui.

Um Comentário para “Huyndai quer comprar terras no Maranhão”

  1. 1
    EVAN DE ANDRADE:

    É uma pena que estrageiros tenham mais visão do potencial deste estado
    do que todos os governantes que por aqui passaram.

    Vai ser algo engraçado! O Maranhão produzindo pra matar a fome de outros
    paises, entretanto para abastecer o mercado interno, agente tem que comprar do Sul
    ou de outras regiões do país. Até doce de buriti agente compra do Piauí.

    Não se pode esquecer que o melhor clima e as melhores terras do Brasil estão no Maranhão

    Aqui dá de caquitus a uvas para produção de vinhos. Todavia, o pessoal sai dos povoados
    pra comprar quiabo nas sedes dos municipios – vejo isso todo dia.

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade