Formulário de Busca

Juiz cassa prefeita e vice de Fortuna

seg, 10/05/10
por Décio Sá |
categoria Judiciário

A prefeita e o vice-prefeito de Fortuna, Francisca Alves dos Reis (PDT) e Farid Costa Baquil (DEM), foram cassados nesta segunda-feira pelo juiz eleitoral de São Domingos do Maranhão, Clênio Lima Correa. Ele são acusados de abuso de poder político e econômico nas Eleições 2008.

Francisca Alves dos ReisComo a pedetista foi eleita com mais de 50% dos votos válidos, o juiz determinou que a presidente da Câmara de Vereadores, Ricarda Alves Reis (PDT), filha da prefeita cassada, assuma o comando do município até que o TRE marque a data da nova eleição.

Francisca Alves (foto/TSE) venceu o ex-prefeito Raimundo Coelho (PHS) por apenas 149 votos de diferença. Ela teve 4.285 votos (50,88%) contra 4.136 votos (49,12%) do adversário.

Segundo o processo o então prefeito da cidade, Antonio Araújo Gomes (PSB), fez pagamentos de várias despesas da campanha da pedetista, a quem apoiava, com cheques pré-datados da prefeitura emitidos em setembro de 2008. Os cheques totalizaram mais de R$ 1 milhão. Além disso, ele teria contratado e demitido servidores de forma política no período da eleição, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Antonio Gomes foi eleito em 2004 com apoio do então prefeito Raimundo Coelho, de quem era chefe de gabinete. Nas eleições passadas, ele chegou a apoiar o ex-padrinho político. Indicou o próprio sobrinho, José Alberto (PSB), para compor a vaga de vice do ex-prefeito.

No entanto, após as convenções, foi levado pelos deputados Carlos Brandão (PSDB) e Graça Paz (PDT) para uma conversa com o então governador Jackson Lago (PDT), sendo cooptado para a “Balaiada”. No dia seguinte já estava no palanque de Francisca Alves, sua principal adversária nas Eleições 2004, em Fortuna.

14 Comentários para “Juiz cassa prefeita e vice de Fortuna”

  1. 1
    José:

    Grande Injustiça, pois pelo que todos sabem na cidade é que esses cheques foram pegados por pessoas do então candidato que na época estava trabalhando ainda com então prefeito Antono araujo. Que mais a frente foram usados contra a prefeita Francisca Alves Reis. Que Deus Faça Justiça

  2. 2
    antonio carlos:

    Ai sim, esta da para disputar com a de PAÇO DO LUMIAR, POIS ESTAO NO MESMO PATAMAR FINANCEIRO. PORQUE A DE PAÇO DO LUMIAR NÃO É CASSADA, POIS O VALOR DA DE PAÇO DO LUMIAR É BEM MAIOR. VEJAM SÓ. O QUE SERÁ QUE FALTA PARA O JUDICIÁRIO TOMAR A SUA DECISÃO, CONTRA A PREFEITA E O SEU VICE?

  3. 3
    julieta:

    só falta agora olhar pro nepotismo do municipio de TUNTUN que tal a secretária de saude de lá?

  4. 4
    Amo Fortuna:

    CASSAÇÃO MERECIDA, POIS TEMOS AQUI EM FORTUNA UMA PREFEITA QUE SE QUER LIMPE SEU LOCAL DE TRABALHO, EM FRENTE DA PREFEITURA TEM LIXOS ACUMULADO, BURACOS QUE ACABA A SUSPENÇÕES DOS CARROS E MUITA POEIRA QUANDO O VENTO PASSA CHEGA LEVANTA. ISSO FALANDO QUE TEM NA FRENTE DA PREFEITURA. IMAGUNE O RESTO DA CIDADE QUE TENS RUAS NO CENTRO DA CIDADE QUE TÁ CORTANDO SEM PASSAR CARROS………UMA PREFEITA QUE TEM O MARIDO COM O NOME DE CATITÚ JÁ SE SABE QUE NÃO É MUITA COISA…

  5. 5
    mariazinha:

    É, PELO VISTO SÓ NÃO CAI O PREFEITO DE PIRAPEMAS, POR QUE SERÁ?

  6. 6
    JOANA:

    O PREFEITO DE PIRAPEMAS VOLTOU NO MESMO DIA, A JUIZA CONCEDEU LIMINAR SEM NEM AO MENOS OLHAR O PROCESSO, ISSO E QUE É PRESTÍGIO(sic).

  7. 7
    RUA 1°DE MAIO:

    OLHA EU ACHO Q A CASSAÇAO DELA FOI MERECIDA SE HOUVE CASSAÇAO PORQ TEVE IREGULARIDADES UM JUIZ NAO CONDENA OU JULGA ALGUEM SÓ POR BRINCADEIRA. NA VERDADE SE ELA ESTIVESSE FAZENDO UMA BOA ADMINISTRAÇAO TODOS VERIAM A SITUAÇAO DA CIDADE COM MELHORIAS MAS O Q VEMOS HOJE PURO DESCASO COM FUNCIONARIOS,POPULAÇAO EM GERAL.RUAS.ABANDONADAS,PRAÇAS,FUNCIONARIOS ATRASADOS,TEMOS Q SER REALISTA SE ELA REÇEBEU A CASSAÇAO FOI POR JUSTA CAUSA..

  8. 8
    Fortuna tá um lixo:

    HAAAAA agora sim !!! vamos lá , quer saber isso foi bem feito sim , pois dona Francisca sinceramente falando esta deixando a cidade um lixo……. pa a cidade é pqna dava pra ela cuidar mais o roubo é grande kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu axu é pouco e pra qele velho q rpubou mais num tem é nda ele tem q ir é pro xaderez ele é a corja de filhas tudo bando de ladrona e vagabundas

  9. 9
    RUA 31 DE DEZEMBRO:

    NA MINHA OPINIAO DE BRASILEIRO SE ELA TEVE A CASSAÇAO DECRETADA POR UM JUIZ FOI POR MEREÇER UM JUIZ NAO JULGA E CONDENA NINGUEM SEM JUSTA CAUSA.COMO PODEMOS VER COMEÇA PELAS RUAS DE FORTUNA ABANDONADAS,PRAÇAS MAL ILUMINADAS FUNCIONARIOS ATRASADOS ISSO É UM DESCASO COM CIDADAOS FORTUNENSES ENQUANTO ENQUANTO A PREFEITA E SUAS FILHAS COMPRANDO CARROS CARISSIMOS NOVOS, E ESQUEÇENDO DE FAZER BENEFICIOS PARA POPULAÇAO..SE ELA TEVE MANDATO CASSADO FOI POR MEREÇER..

  10. 10
    A fixa ainda não caiu para alguns iludidos:

    Não se iluda, seu josé! o seu raciocínio é contraditório: o ex-prefeito Mitonho meteu a mão nos cofres da prefeitura para financiar a campanha da prefeita cassada. Se fosse o ex-prefeito Raimundo Coelho o beneficiado, ele teria ganhado, ISTO É UM RACIOCÍNIO LÓGICO. Só resta observar que o ex-prefeito Raimundo Coelho ganharia sem precisar do ex-prefeito Mitonho, tanto que perdeu só por apenas 149 votos de diferença, ou seja, mesmo com o rombo na prefeitura, mesmo com este lastimável derramamento de dinheiro na campanha da Francisca Alves dos Reis, prefeita cassada, ainda assim, não atingiram uma marca considerável de diferença de votos. Isto é uma prova de que o povo de Fortuna tinha um candidato em vista, não fosse atos de corrupção e aproveitamento covarde da miséria alhéia, que infelizmente ainda é responsável pelo fortalecimento da política suja e indigna, que faz muita gente trocar o seu voto por qualquer coisa. Mas a justiça está mais ativa e este foi mais um exemplo de que nem sempre VALE TUDO PRA GANHAR UMA ELEIÇÃO!!! O RESULTADO FOI ESSE: EXPOSIÇÃO NA MÍDIA DE UMA PESSOA QUE REPRESENTOU MUITO MAL AS MULHERES E GANHOU A IMAGEM DE POLÍTICA CORRUPTA PARA O MARANHÃO INTEIRO!!! QUE VERGONHA!!!

  11. 11
    observatore:

    CASSARAM A MÃE PREFEITA E ENTREGARAM PRA FILHA PRESIDENTE DA CAMARA. HA HA HA HA HA HA

  12. 12
    lady kate:

    Quem deveria ser cassado é este deputado vive criticando o nosso prefeito e não olha os desvios que fez enquanto gestor do municipio
    TCU condena ex-prefeito e Dep. Estadual FUFUCA DANTAS pela prestação de contas do PETI

    O Tribunal de Contas da União (TCU),16 de Março de 2010, condenou o ex-prefeito de Alto Alegre do Pindaré_MA, o atual Dep. Estadual Fufuca Dantas, a pagar a quantia R$ 160.950,00 valor este desviado do programa PETI -exercicio 2002-, por várias irregularidades na prestação de contas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os recursos foram repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

    Consta na apresentação documentos contábeis do repasse, notas fiscais frias e movimentação bancária da conta (PETI) sacados integralmente no caixa , foram encontrados também inconsistências graves falhas que prova que o recursos foram incorretamente aplicados.

    Consta ainda no relatório algumas irregularidade tais como:

    a) Aquisição de materiais para o referido programa sem realização de licitação.
    b) Quanto ao recebimento de um só pagamento, as familias normalmente assinavam até 4 folhas.
    c) e se as familias não assinavam eram ameaçadas do programa.

    TCU.
    Porcesso nº71001.149784/2008-77

  13. 13
    ledo engano:

    O líder deste grupo, conhecido como catitu, conseguiu eleger a filha transferindo os votos da sua esposa (prefeita cassada). Estou falando dos mesmos votos que fizeram parte do esquema de corrupção, ou seja, o dinheiro ilícito, desviado da prefeitura, que financiou a campanha da Francisca Alves do reis (prefeita cassada) foi o mesmo que financiou a campanha da vereadora. Esta festa foi tão boa que a vereadora conseguiu ganhar a presidência da câmara de vereadores. E seguindo as regras já conhecidas, ela agora assume interinamente, de forma provisória, até a realização das novas eleições. Por falar em novas eleições, ninguém da família vai poder se candidatar: nem Onofre (o pai), nem Francisca ( a mãe) e nem a filha.

  14. 14
    fortuna é só alegria:

    Eles estão morrendo de inveja pois acabou o peitinho da prefeitura e sabem que nem tão cedo voltarão a mamar. O senhor Raimundo Projeto pensa ser o dono da cidade , Não fez nada e não permite que a atual Prefeita Francisca trabalhe em favor do povo fortunense.
    Existe na cidade meia dúzia de pau mandado que juntos apossaram da prefeitura e desviaram este dinheiro que dizem ter promovido a atual Prefeita, mas como se todos estes apoiaram o senhor Raimundo Projeto? Senhores expliquem como isso aconteceu?

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade