Formulário de Busca

Depois de Pinto, MPE quer suspender Dino e Lobão

ter, 11/05/10
por Décio Sá |
categoria Eleições

A Procuradoria Regional Eleitoral encaminhou ao TRE representação contra três pré-candidatos às eleicões de 2010. Segundo a procuradora regional eleitoral Carolina da Hora Mesquita Hohn, o senador Edison Lobão (PMDB) e os deputados federais Pinto Itamaraty (PSDB) e Flávio Dino (PCdoB) estão desobecendo a Lei nº 9.096/95, que regulamenta a propaganda partidária gratuita veiculada no rádio e na televisão.

flavio dinoNa representação contra Flávio Dino (foto) não houve pedido de liminar, posto que a propaganda do partido não está programada para ir ao ar novamente.  Já no caso do senador Edison Lobão e do deputado federal Pinto Itamaraty, a PRE pediu a suspensão das inserções em caráter liminar. A Justiça Eleitoral já suspendeu a propaganda de Pinto Itamaraty (veja post abaixo). A Procuradoria ainda quer que seja aplicada multa para os três candidatos.

De acordo com a procuradora, os horários reservados na televisão aos três  partidos para a propaganda partidária gratuita estão sendo utilizados para promover seus respectivos pré-candidatos às eleições deste ano. Em desacordo com a Lei nº 9.096/95, que estabelece aos programas partidários que contenham apenas mensagens de cunho institucional, a propaganda partidária veiculada contém alto teor de propaganda eleitoral antecipada.

Na propaganda partidária do PCdoB, é evidente a publicidade criada em torno do deputado federal Flávio Dino. Nos dois vídeos do partido veiculados na televisão, cada um com 30 segundos de duração, ele aparece como único interlocutor, com discurso que incita a renovação política, além de dar destaque à sua própria experiência profissional de 12 anos na magistratura.

Para Carolina Mesquita, “nota-se que, em vez de utilizar o espaço gratuito que lhe foi conferido para atender à destinação legal de difundir os programas partidários, preferiu a agremiação qualificar a pessoa de Flávio Dino”, argumentou a procuradora.

Já a propaganda partidária gratuita do PMDB está veiculando o vídeo “Inserção PMDB”, com duração de um minuto, no qual um narrador apresenta, na primeira parte do programa, as virtudes do senador Edison Lobão. Entre as atribuições dadas ao senador, a narração diz: “Edison Lobão, um homem justo, um homem que nasceu para servir o Brasil e o Maranhão.” Em seguida, nos 15 segundos finais do vídeo, o destaque é para o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que tece elogios ao senador.

(As informações são da Procuradoria Regional Eleitoral).

3 Comentários para “Depois de Pinto, MPE quer suspender Dino e Lobão”

  1. 1
    asouza:

    Parabéns Procuradora!!!!!

  2. 2
    Herlon SJ:

    so matando msm e jogando o corpo fora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. 3
    BENIGNO DIAS:

    Não precisa usar medidas judiciais contra esse trio. Pois os três tem inimigos naturais que podem debelá-los sem causar culpa ao cartório.
    Lobão: há uma planta chamada lobélia, cujo toxicidade é letal aos lupinos.
    Pinto: esse, galo, ou aliás, gálico, destrói-o facilmente.
    Dino: todo homem possui “tênis”, logo, já foi acometido de falodinia pelo menos uma vez.
    *Nada a ver com zoofobia (aversão a animais)

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade