Formulário de Busca

Bomba em ITZ: Valdinar Barros, Carlinhos Amorim e mais 21 políticos tornados inelegíveis por 8 anos

qua, 02/06/10
por Décio Sá |
categoria Judiciário

Os deputados Valdinar Barros (foto), líder do PT na Assembléia Legislativa, e Carlinhos Amorim (PDT), assim como mais 21 vereadores e ex-vereadores de Imperatriz, alguns deles já falecidos, foram condenados pelo juiz Joaquim da Silva Filho, da Vara da Fazenda Pública na cidade, à perda da função pública, dos direitos políticos por oito anos e à devolução de recursos aos cofres da Câmara Municipal. Eles são acusados da prática de improbidade administrativa, em ação movida pelo Ministério Público, que aponta apropriação indevida de verbas da Casa.

valdinar-barros 020610A decisão é do dia 6 de maio. Os acusados podem recorrer da sentença. De acordo com a decisão, além da inelegibilidade, os políticos e ex-políticos foram condenados à perda dos valores acrescidos ilicitamente aos seus patrimônios pessoais no ano de 1996, referentes ao reajuste dos subsídios dos vereadores, à verba de apoio legislativo dos gabinetes, à verba para as despesas de fiscalização e controle externo, à verba de representação individual de membro da Mesa Diretora e do presidente da Casa, conforme consta nas folhas de pagamento desse período. Esse reajuste foi implementado pela Resolução nº 01/1996 da Câmara Municipal de Imperatriz.

Todos os acusados também terão de pagar multa civil de três vezes o valor acrescido ilicitamente aos seus patrimônios (não informado na sentença); ficarão proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 10 anos. O juiz determinou ainda a perda da função pública, para quem a exerça ao tempo do trânsito em julgado da decisão. As sanções serão aplicadas aos vereadores que participaram da sessão legislativa e votaram favoráveis à aprovação da Resolução nº 01/1996.

Joaquim Filho condenou ainda os réus ao pagamento das custas processuais e, visando a efetividade da decisão, tornou os bens de todos eles indisponíveis. Veja abaixo a relação dos condenados:

Milton Lopes do Nascimento (ex-vereador e ex-deputado, já falecido);
Adhemar Freitas (ex-presidente da Câmara e atual secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão);
Jorge Ney Mota Bandeira (ex-vereador);
Carlinhos Amorim (ex-vereador e atualmente deputado);
José de Ribamar Gomes da Silva (ex-vereador);
João Macedo da Silva (ex-vereador e ex-deputado);
Conceição Formiga (ex-vereadora);
Joel Gomes Costa (vereador, líder do governo Sebastião Madeira);
João Francisco Silva (ex-vereador);
José Carlos Soares Barros (ex-vereador);
Raimundo Costa Silva (vereador);
João Moreira Pinto (ex-vereador e ex-prefeito de Vila Nova dos Martírios);
Raimundo Aldemar Silva (ex-vereador);
Antonio Rodrigues Salgado Filho (ex-vereador e ex-presidente da Câmara);
Valmir Izidio Costa (ex-vereador e ex-presidente da Câmara);
Francisco das Chagas Alves de BritoChagão do PT (vereador)
Antonio Silva Pimentel (ex-vereador);
Luis Carlos Noleto (ex-vereador e ex-vice-prefeito de Ildon Marques);
Valdinar Barros (ex-vereador e atualmente deputado);
Homero Garcia Silveira (ex-vereador);
André Paulino Albuquerque (ex-vereador, já falecido)
Simplício Zuza Neto (ex-vereador, já falecido)
Josimar Gonçalves Lima (ex-vereador).

(O Estado Maranhão).

6 Comentários para “Bomba em ITZ: Valdinar Barros, Carlinhos Amorim e mais 21 políticos tornados inelegíveis por 8 anos”

  1. 1
    BENIGNO DIAS:

    À DITADURA PELA VIA POLICIALESCA? Em sua mais recente entrevista concedida ao Carlos Nascimento (SBT), o presidente Lula queixou-se da inviabilidade de se executar projetos de infraestrura em 4 anos, dados os estorvos “plantados” pelo Judiciário, Min. Público, Ibama etc.
    Ignorando o Lula ex-militante ambientalista, o presidente está cheio de razões. Pois, pelo andar da carruagem, não vai demorar muito para estas três Instituições reptilianas acima citadas, proibir a gente de peidar. Acontece que, quando um pum é ejetado, no mesmo turbilhão emanam os gases: dióxido de carbono, metano, sulfeto de hidrogênio etc., todos ofensivos à camada de ozônio. Além do mais, em alguns casos, o peido ainda causa poluição sonora.
    Deve ser por demais frustrante para vocês que ainda votam, elegerem autoridades dos poderes executivos e legislativos, mas terem suas vidas monitoradas e encabrestadas pelo: Judiciário, Min. Público, Polícias etc. Dentro da atual relação de poder, autoridades legislativas e executivas não passam de meras figuras emblemáticas. Ou seja: juízes e promotores estão imitando aquele psicopata que matou John Lennon: como não conseguia ser o próprio Lennon, resolveu assassiná-lo para tornar-se tão famoso quanto o objeto de sua projeção insana. Esse domínio de andróides deve acabar. Juízes, promotores e policiais em nada representam o povo, mesmo porque não são frutos do sufrágio popular.
    A propósito, “pecados” de políticos até dá para tolerar, porque, de qualquer modo, a gente também tem uma parcelinha de cumplicidade como eleitor e constituinte. Mas a vida privada do cidadão tem sido mesmo avassalada é por juízes, promotores e policiais, valendo-se de um tal Poder Discricionário e doutros entulhos arbitrários.
    O ministério Público, em última análise, é mais um instrumento de repressão para oprimir aqueles, cuja condição de vida, já constitui uma penalidade cruel; os indefesos e miseráveis. O se o caso denunciado der mídia e glórias ao promotor liberticida.
    Nunca em nossa história o Estado brasileiro havia invadido a vida privada dos seus cidadãos de forma tão petulante e, talvez, mal intecionada. Nem mesmo no período da ditadura militar os órgãos de repressão estatal: Judiciário, Ministério Público, Polícia etc., foram dotados de tanto poder para bisbilhotar, subjugar, perseguir, aterrorizar e matar. Por exemplo: a polícia paulista está assassinado uma pessoa por dia, naquele estado, entre culpados e inocentes.
    O tal do novo Código Civil transformou o indivíduo produtivo em um otário dos parasitas. O direito de posse jamais foi tão relativo e flexível: é como se todos os bens alheios estivessem sob a custódia do MST. A prevalência do inútil sobre o útil. Campanhas publicitárias, massificantes, incentivando à “caguetagem”. Perda do controle familiar por parte dos pais, agora às rédeas de conselhos tutelares e juizados de menores e adoslecentes. Paga-se imposto até para se pagar imposto: como aquele sobre operações financeira que produz efeito cumulativo.
    Todos os dias são criadas leis draconianas, para oprimir os indefesos. Nas últimas décadas, já foram votadas leis para arrochar delitos cometidos por juízes, promotores ou policiais?
    Em suma: quem hoje vota, serve de criador das criaturas (legisladores) que vão criar cobras (leis) para comer os votantes e, raras vezes, os próprios votados também. Sem contar as medidas autoritárias defecadas pelo Judiciário, sob o pretexto de súmulas, pareceres etc.

  2. 2
    Anderson:

    Está faltando o nome de muita gente ai nessa lista. A justiça está lenta e cega mesmo.

  3. 3
    araujo:

    O penaldon jorge pode disputar a proxima eleiçao?

  4. 4
    Eudes Araújo:

    Meu nome é EUDES DOS ANJOS ARAÚJO, moro na Rua São Bento, Bairro Nova Imperatriz, Imperatriz – Ma.

    Desde o inicio da administração do Prefeito Sebastião Madeira, que a gente o ver anunciando obras de infra-estrutura por todos os bairros de Imperatriz, só não vi ele anunciar obras no Bairro Nova Imperatriz, bairro esse que foi quem ajudou em sua eleição em 2008, quando o então governador Jackson Lago fez o anuncio da recuperação da rua Paraíba no Bairro Nova Imperatriz incluindo todas suas transversais, isso da Av. Bernardo Sayão até a Av. Industrial. Pois bem a rua Paraíba ficou somente com o asfalto a rede de esgoto nunca foi terminada, e as transversais foram concluídas somente até a rua São Francisco, as outras só ficaram na promessa, teve até um fato interessante, na semana da eleição para Prefeito, a construtora responsável pelas obras na rua Paraíba deu uma acelerada pra ver se pelo menos dava pra terminar de asfaltar a rua Paraíba, chegaram a colocar o pincho nas ruas São Pedro e São bento, mais ficou só nisso mesmo, que pena. Pensava-se que quando o Prefeito Sebastião madeira assumisse a Prefeitura, sua primeira missão era de terminar a obra iniciada pelo então Governador Jackson Lago. Pois bem, nosso Prefeito é só anunciando obras por toda a cidade mais o nosso bairro até agora nada. É bom que se diga que o bairro que estou falando é um dos mais importantes se não o mais importante da cidade, a rua que eu moro dá acesso a uma faculdade, a UNISULMA, o transito de veículos por ela é muito grande, no verão temos de conviver com a poeira e no inverno é a lama. Quero saber onde estão os vereadores que se dizem representantes do nosso bairro ( BUZUCA, ALBERTO SOUSA E CHAGÃO). Esse ano tem eleição novamente, quero ver quem vai bater na minha porta pra pedir voto, podem até baterem em minha porta mas eu bato a porta na cara deles.
    Se alguém quiser comprovar o que estou dizendo é só se dirigir até a rua Paraíba
    Entre a rua São Pedro e a Av. Industrial. Asfaltada a rua Paraíba está, mais a rede de esgoto nunca ficou pronto, as transversais da rua Paraíba a partir da rua São Pedro só promessas.
    Espero olhem com mais carinho para o nosso bairro, se não for a Prefeitura que seja o Governo do Estado.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Eudes dos Anjos Araújo.

  5. 5
    o amigo da onça:

    Quer dizer que o Ex sem terra e hoje RICO Valdinar, além de analfabeto é LADRÃO tambem ?

  6. 6
    COXINHA:

    kkkkkkk!!!!!

    QUANDO MENOS SE ESPERA ! A BOMBA EXPLODE

    NÃO FALEI DOQUINHA……

    QUANDO NÃO SE SABE ROUBAR É MELHOR FICAR QUIETO!!!! O VALDINAR E O CHAGÃO PENSAVAM QUE POLITICA NO MARANHÃO ERA PRA QUALQUER UM , SE DERAM MAL . E O QUE OS DOIS TEM EM COMUM ??? SÃO ALIADOS DO MANDACARÚ!!!! PORÉM NÃO SÃO ADVOGADOS E NÃO PODEM REPRESENTAR À FAVOR DELES MESMOS. VÃO TER QUE CONTRATAR UM ADVOGADO, QUE NA CONJUNTURA ATUAL PODERIA SER DA BANCA DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA . AGORA NÃO SEI SE O ESCRITÓRIO É POLITICO OU JURIDICO VISTO QUE JÁ LIGUEI LÁ UMA VEZ E QUEM ME ATENDEU DISSE QUE ERA O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DA DR.NUBIA DUTRA, QUE POR COINCIDÊNCIA FUNCIONA NO MESMO LUGAR DO ESCRITÓRIO POLITICO DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA ….. SERÁ QUE NÃO SERIA ALGO À SER INVESTIGADO ?????
    SERÁ QUE ESTÁ SENDO PAGO COM VERBA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS? E QUEM TRABALHA LÁ SERÁ QUE RECEBE TAMBÉM DA CÂMARA???

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade