Formulário de Busca

Hospital e unidades de saúde entregues esta semana

dom, 20/06/10
por Décio Sá |
categoria Cidades

Hospital de Lago dos Rodrigues terá 20 leitos e SPA 24 horas

Hospital de Lago dos Rodrigues terá 20 leitos e SPA 24 horas

O primeiro hospital do Programa Saúde é Vida, do Governo do Estado, será entregue à população, nesta quarta-feira (23), em Lago dos Rodrigues. O hospital é uma das 64 unidades de 20 leitos, que estão sendo construídos no interior do Maranhão. Fruto de investimentos previstos pelo Programa Saúde é Vida, a unidade hospitalar é considerada um marco deste novo cenário da saúde pública no estado. Até o final do ano, serão entregues as demais 63, com enfermaria de 20 leitos, além dos oito hospitais de médio porte, com 50 leitos. Para 2011, está prevista ainda a construção de hospitais de alta complexidade em Pinheiro, Caxias e Imperatriz.   
 
Com quatro consultórios médicos, o Hospital de Lago dos Rodrigues manterá um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. Entre as especialidades que serão oferecidas aos moradores da cidade, que tem uma população de cerca de oito mil habitantes, estão clínicas médica e cirúrgica, pediatria e obstetrícia. Ele dará suporte a ações básicas desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família, prestando ainda serviço de apoio, diagnóstico e tratamento com radiologia, além de análise clínica funcionando em regime de plantão.
 
Centro de Hanseníase e UPA

A entrega de obras da Secretaria de Estado de Saúde (SES) começa nesta segunda-feira (21), às 9h, com a abertura do Centro de Referência em Hanseníase, anexo ao prédio do Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, em São Luís. O novo espaço está pronto para receber, em nível ambulatorial pacientes de todo o estado, portadores de hanseníase ou com suspeita de ter contraído a doença. O novo centro conta com seis consultórios, salas de fisioterapia e terapia Ocupacional (TO), bem como de confecção de calçados especiais. Para os casos de internação, o Hospital Aquiles Lisboa, no bairro da Vila Nova, continuará sendo a referência.UPA Anjo da Guarda

Nesta terça-feira (22) será a vez do Governo do Estado entregar à população de São Luís a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Anjo da Guarda (foto) e o Centro Especializado de Atendimento ao Estudante (antigo Hospital Riod). Com capacidade para atender até 500 pessoas, diariamente, a UPA tipo II, é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual. A unidade de saúde, de 1.300 metros quadrados, foi construída em estrutura modular com a utilização de painéis termo acústico. Uma das principais vantagens deste material de alta tecnologia é a redução do risco de infecção hospitalar. 

Leia a reportagem completa aqui.

10 Comentários para “Hospital e unidades de saúde entregues esta semana”

  1. 1
    Paulo Cesar:

    Décio quem vai trabalhar nesses Hospitais do interior? Porque os poucos que já existem não tem proficionais suficientes, principalmente nas cidades mais distantes e ninguém fala nisso. Vai ter concurso? Vai contratar?

  2. 2
    NÃO AOS BALAIOS:

    Drª Roseana Sarney,

    Está sendo muito fácil encontrar os balaios remanescentes do governo do velho jackassado no seu governo.
    Em especial no NEPE -Núcleo Estadual de Programas Especiais que está abrigando o maior número de balaios que ficaram.
    Mas em especial têm dois, que mais meteram o pau e contribuiram de todas as formas para o atraso do maranhão e o roubo com propinas e festas de diárias desse orgão que um balaio de gato: são eles O ENGENHEIRO AGRÔNOMO DRº JOÃO DA GRAÇA CARVALHO E O COORDENADOR DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO O SRº MIZAEL LEITE. O primeiro é cargo comissionado DAS-4, foi tirado quando a governadora assumiu e voltou a receber o cargo do então Superitendente do orgão Drº CÉSAR VIANA, O 2º FAZ ESQUEMAS COM EMPRESAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E VIVE FAZENDO ESQUEMA DE DIÁRIAS, POIS A FARRA CONTINUA, INCLUSIVE O PRÓPRIO MIZAEL VIAJA QUASE TODO MÊS A BRASÍLIA COM 15 DIÁRIAS. ABRA O OLHO DRª ROSEANA, GOSTO MUITO DA SENHORA E ESTOU FISCALIZANDO ESSE ORGÃO QUE É O MAIOR ENTRAVE DE TODOS OS GOVERNOS. TRABALHO LÁ E SEMPRE FICAREI DE OLHO.
    NÃO CUSTA NADA MANDAR VERIFICAR ESSAS SITUAÇÕES QUE SÃO DESAGRADÁVEIS AO SEU GOVERNO.
    OUTRO BALAIO CONHECIDÍSSIMO DE TODOS É O ANTIGO SUPERINTENDENTE DO NEPE O SRº ANTONIO GALHARDO PRAZERES, FOI SUA GESTÃO QUE ACABOU DANDO FAMA AO NEPE DE ÓRGÃO DOS LADRÕES, FIQUE SABENDO QUE ELE ESTÁ COMO ADJUNTO DA SAGRIMA. Esse é d mais Governadora.
    Em breve mais notícias dos balaios.
    Vamos acabar com os Balaios, Já.
    Traição Nunca Mais……….
    VOU DENUNCIAR SEMPRE, ATÉ VER PROVIDÊNCIAS…….

  3. 3
    Raimundo Pereira de Sousa:

    Enquanto isso a Br que liga duas cidades importantes (Santa Ines – Pindare Mirim ) de apenas 9 Km é uma vergonha para o Estado.
    Sou morador de Santa Ines mais toda vez que me dirijio à vizinha Pindare fico indignado ao ver as condicoes daquela via de tráfego. Pra nao dizer que é lastimável.

  4. 4
    Antonio Jorge de albuquerque Sousa:

    Decio em Pindare Mirim o Governo do Estado na gestao Jackson Lago construiu um hospital na cidade mas o problema é que nao funciona. Nao tem médicos, remédios, material cirúrgicos nem pra fazer pequenos procedimentos. Quem mais trabalha sao as ambulancias que a toda hora leva um paciente a vizinha Santa Ines. É uma vergonha, como diz Boris Casoy. Denuncie isto que voce estará salvando alguns seres humanos. Isso pra nao falar em outras coisa vou me conter em denunciar só o hospital.

  5. 5
    plácido-PAÇO:

    O PROBLEMA É ELA (ROSEANA) COLOCAR PARA FONCIONAR DE FORMA ACONTENTA,PORQUE NEM OS EXISTENTES ESTÃO FONCIONANDO ADEQUADAMENTE IMAGINE OS SEUS 72 COMO DZ NA PROPAGANDA.

  6. 6
    Agenor Carvalho:

    Muito bonito este Hospital, vamos ver se funcionará bem pra atender a populacao daqui de Lago dos Rodrigues. Quem vai pagar os profissionais (Médicos, Enfermeiros, Assistentes e Auxiliares) da saúde?

  7. 7
    Antonio Lima:

    Décio,

    Permita-me utlizar este epaço para parabenizar o Governo, especialmente a Governadora Roseana que tive a coragem de enfrentar essa preblemática do atendimento à saúde em nosso Estado construindo esta unidades.
    Que não fique só nisso e que coloque em funcionamento todos os que forem construidos, porque se construir e não colocar para funcionar via ficar caracterizado como sendo aquilo de que a oposição já reclama e dizem que é “obra eleitoreira”. O leitor Palo Cesar faz uma obsservação muito pertinente e eu veja dessa maneira também, que se construir e não colocar em funcionamento é o mesmo que não ter feito absolutamente nada e tudo não passa de uma jogada eleitoreira e de derramamento de dinheiro público em algo que não vai servir à população naquilo que ela mais precisa que é uma atendimento das suas demandas no local ou próximo de onde mora.
    De qualquer forma fica aqui o meu entusiasmo e torço para que tudos os centros funcionem e minimize o sofrimento de milhares de famílias, que quando tem um de seus entes doentes são submetidos a isto que conhecemos hoje, que é a humilhação de ter que sair do seu município e ficar nos corredores dos “socorrões” que é onde o pobre do nosso estado tem atendimento, desumano é verdade mais é atendido.

  8. 8
    PAÇO DO LUMIAR EM AÇÃO:

    Dr roseana sarney veja o que seu irmão fez no paço do lumiar a resp vai ser no dia eleição veja no dia seus voto.

  9. 9
    João Alberto:

    Falou e disse tudo vão entregar, agora existe uma grande diferença entre entregar e funcionar.
    Cadê os equipamentos e os funcinários.
    Os municípios que se preparem para pegar mais uma bomba, porque não vai ter médico para trabalhar e se tiver eles não vão ter $$$ para pagar o valor que os médicos querem.
    O Gov. deveria ter feito menos unidades, mas com mais leitos, assim seria financeiramente mais viável para a prefeitura.
    Só que a intenção é voto, iludir a população dos municipios, colocando que o problema da saúde será resolvido.
    Mentira, mais uma…

    Falando em inaugurar, no site da SES tem uma matéria de 12 de março de 2010 com o seguinte:

    UPA do Anjo da Guarda será entregue ainda este mês
    Sex, 12 de Março de 2010 05:01 Greta Murad .
    A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Anjo da Guarda, localizada em frente à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), foi vistoriado na manhã desta quinta-feira (11) pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad . A obra, que começou no início do ano, já está em fase de acabamento e será entregue no final deste mês. Ricardo Murad, juntamente com o secretário-adjunto de Administração e Finanças,

    Que mês longo esse de março em!!!!
    E eu que jurava que estávamos em junho….

    Segue link da matéria:
    http://www.saude.ma.gov.br/index.php/component/content/article/2-ultimas-noticias/76-upa-do-anjo-da-guarda-sera-entregue-ainda-este-mes.html

  10. 10
    João Alberto:

    Falou e disse tudo vão entregar, agora existe uma grande diferença entre entregar e funcionar.
    Cadê os equipamentos e os funcinários.
    Os municípios que se preparem para pegar mais uma bomba, porque não vai ter médico para trabalhar e se tiver eles não vão ter $$$ para pagar o valor que os médicos querem.
    O Gov. deveria ter feito menos unidades, mas com mais leitos, assim seria financeiramente mais viável para a prefeitura.
    Só que a intenção é voto, iludir a população dos municipios, colocando que o problema da saúde será resolvido.
    Mentira, mais uma…

    Falando em inaugurar, no site da SES tem uma matéria de 12 de março de 2010 com o seguinte:

    UPA do Anjo da Guarda será entregue ainda este mês
    Sex, 12 de Março de 2010 05:01 Greta Murad .
    A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Anjo da Guarda, localizada em frente à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), foi vistoriado na manhã desta quinta-feira (11) pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad . A obra, que começou no início do ano, já está em fase de acabamento e será entregue no final deste mês. Ricardo Murad, juntamente com o secretário-adjunto de Administração e Finanças,

    Que mês longo esse de março em!!!!
    E eu que jurava que estávamos em junho….

    Segue link da matéria:
    http://www.saude.ma.gov.br/index.php/component/content/article/2-ultimas-noticias/76-upa-do-anjo-da-guarda-sera-entregue-ainda-este-mes.html

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2014 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade